quinta-feira, 29 de maio de 2014

Moot Interamericano é destaque na newsletter do PMI (Project Management Institute)

 A oficina foi levada ao evento pelo ex-presidente do PMI Paraná e Coordenador Geral da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros do PMI, Sérgio Marangoni, e pelo voluntário do PMI-RS e especialista em gerenciamento de projetos Jorge Audy, com apoio de Mauro Lage, profissional de projetos e pós-graduando em Gestão de Projetos. Todos eles fazem parte de diferentes grupos de escotismo e visualizaram uma oportunidade em incluir o tema de projetos em um evento internacional.

O II Moot Scout Interamericano, organizado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) em parceria com o Comitê Escoteiro Interamericano e o Escritório Escoteiro Mundial - Região Interamericana, recebeu aproximadamente 200 jovens que vivenciaram a experiência de planejar, executar e avaliar um projeto. Após a conclusão da oficina, foi apresentado o PMI e as suas formas de interação e disponibilização de informações sobre o gerenciamento de projetos, além de informações específicas sobre a certificação CAPM, distribuindo materiais informativos.

No total, o evento reuniu 1200 jovens de 18 a 21 anos de idade de vários países do continente americano. As atividades tiveram início no dia 27 de dezembro de 2013 em Porto Alegre e terminaram em 03 de janeiro através de uma programação que dividiu os participantes em quatro rotas em algumas cidades no Rio Grande do Sul. Nessas rotas, os participantes foram convidados a conhecer a cultura local e apoiar na reforma de escolas e postos de saúde.



Fonte: http://www.pmirs.org.br/

Juiz do RN solicita intervenção federal no Estado por decisões descumpridas

Hospital de Currais Novos deve ter escala de plantão normalizada com chegada de novos profissionais de saúde (Foto: Jaime Júnior) 
Descumprimento de nomeação de médicos para o Hospital de Currais Novos motivou pedido de intervenção (Foto: Jaime Júnior/G1)
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte vai analisar um pedido de intervenção federal para que seja cumprida uma decisão judicial sobre a nomeação de médicos para o Hospital Regional Mariano Coelho, de Currais Novos, na região Seridó do estado. A solicitação foi feita pelo juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível de Currais Novos, que justificou o pedido com o reiterado descumprimento de decisões judiciais por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) a cerca do caso.



As decisões judiciais descumpridas são relativas a obrigação de fornecimento do número de profissionais que deveriam ser nomeados para exercício no hospital. Seriam 41 médicos que por força de ordem judicial deveriam ser nomeados para atuarem na unidade hospitalar. Os cargos são para dois cardiologista, 33 clínicos gerais e seis ortopedistas.

Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a Sesap reconhece que há necessidade de realizar novas convocações e que tem empreendido esforços neste sentido. Desde 2012, a Sesap já nomeou cerca de 1350 servidores para sua Rede Estadual. Somente nos seis últimos meses foram nomeados 69 profissionais de saúde para atuarem no Hospital Regional Mariano Coelho", diz a mensagem. As nomeações citadas aconteceram em 9 de novembro do ano passado e 9 de maio de 2014.

A Sesap acrescenta que estuda a possibilidade de realizar novas convocações visando suprir a necessidade do Hospital Regional Mariano Coelho. O secretario estadual de Saude, Luiz Roberto Fonseca, fará uma visita técnica à unidade hospitalar na próxima semana, onde se reunirá com diretores, coordenadores e demais servidores da unidade.

Prazo de 30 dias

A nova decisão, publicada nesta terça-feira (27), determina que o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, sob pena de multa, exonere servidores ocupantes de cargos de confiança na Sesap até o limite necessário para pagamento dos médicos, bem como elabore, em um prazo de 30 dias, um plano de ocupação dos cargos vagos de médicos efetivos no hospital.

De acordo com o magistrado, o secretário deve comprovar em um prazo de 30 dias que entrou em contato pessoal com os médicos nomeados na decisão, bem como que foram tomadas as providências para o início do exercício no hospital.

O juiz levou em consideração um ofício assinado em 28 de abril de 2014 pelo diretor médico daquele hospital, em que afirma que existe déficit no quadro efetivo do Hospital Regional de Currais Novos e que, por falta de médicos, foi fechada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto da unidade hospitalar.

Caso haja novo descumprimento, foi estabelecido pagamento de multas que variam de R$ 50 mil a R$ 100 mil por parte do secretário de Saúde, por cada médico que o secretário não comprovar o contato para a posse e entrada em exercício no hospital.

Intervenção federal
A assessoria de comunicação do TJRN explica que se o pedido for aceito pelo desembargador Aderson Silvino, presidente do Tribunal, um requerimento ainda será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado ou Congresso Nacional. Se aprovado pelo poder legislativo, o documento vai para a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Fonte: G1 RN

Junte celulares antigos e ganhe prêmios!

Junte celulares antigos e ganhe prêmios!

‘Doe seu celular’ é uma campanha de conscientização ambiental que a UEB lança em parceria com a Reciclecel.

Através da coleta de apenas 10 celulares por mês, escoteiros contribuem com o meio ambiente e ganham 1 barraca para seu Grupo Escoteiro.

Estima-se que existam nas casas brasileiras mais de 150 milhões de celulares parados e que cada família tem pelo menos 2 celulares parados. Infelizmente, só 2% dessa quantia é reciclada. Por isso é importante conscientizar o público sobre a importância de dar um destino correto para os celulares antigos e em desuso. Parte dos recursos da campanha beneficiará financeiramente tanto as crianças do Complexo Pequeno Príncipe em Curitiba como a União dos Escoteiros do Brasil.

Como funciona a campanha?

O seu grupo escoteiro coleta o maior número de celulares a serem reciclados e trocam por prêmios como barracas, fogareiros, kits de rapel e etc. Cada celular recolhido vale 1 ponto e a cada 10 curtidas na fanpage da Reciclecel vale 1 ponto.

A meta por escoteiro é recolher ao menos 10 celulares por mês, ou 70 celulares até final do ano. Caso todos os escoteiros do seu grupo atinjam essa meta, o grupo ganhará 1 barraca de 4 lugares.

Além disso, você receberá a política de premiação completa no ato do cadastro junto com materiais de apoio para divulgar a sua campanha.

A campanha vale uma atividade?

Sim! Sendo uma atividade no Muteco e futuramente no XIII MutCom, o mutirão realizado, vale itens para a Insígnia Mundial do Meio Ambiente e Insígnia de Envolvimento na Comunidade, conforme o POR.

Para onde vão os celulares?

A empresa Reciclecel garante que todos os aparelhos recolhidos na campanha serão desmontados e devidamente reciclados.

Quero cadastrar meu grupo, como faço?

Preencha o formulário de cadastro disponível no www.doeseucelular.com.br ou entre em contato com a Reciclecel através: doeseucelular@reciclecel.com.br ou ligue para (41) 3779.6676.

Mais informações:

Médico da seleção descarta cortes e diz que jogadores estão aptos para a Copa


Seleção brasileira realiza nesta manhã (28) o primeiro treino com bola na Granja Comary em Teresópolis(Tomaz Silva/Agência Brasil)

O chefe do Departamento Médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, disse hoje (28) que os 23 jogadores convocados estão aptos para continuar a preparação para a Copa do Mundo. Nos dois primeiros dias de concentração na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, cada atleta passou por uma bateria de exames para avaliar a capacidade muscular, a resistência, a composição corporal e as condições cardíacas, entre outras.

“Todos estão em perfeitas condições. Nenhum jogador encontra-se em vias de corte [do elenco]. No momento, não há chance de corte ou perspectiva de lesão”, disse Runco, destacando a necessidade de realização de trabalhos para colocá-los no mesmo nível físico e muscular, principalmente porque a maioria do elenco chegou ao Brasil depois de uma longa temporada na Europa.
Segundo o preparador físico do grupo, Paulo Paixão, ninguém chegou 100% e, por isso, todos os jogadores precisarão de algum trabalho de preparação. “Alguns podem ter que fazer trabalhos específicos individuais e, por isso, podem não ser vistos nos treinos”, disse.
Runco e Paixão disseram que, se for constatado que algum jogador precisa de mais preparação do que outros, ele pode até ser poupado dos amistosos da seleção, previstos para os dias 3 e 6 de junho. Paixão disse que, até o fim de semana, serão priorizados os treinamentos físicos. Hoje, pela primeira vez, os 23 selecionados fizeram treino com bola no campo da Granja Comary.
O preparador físico disse acreditar que todos os atletas estarão em condições de estrear na Copa do Mundo, no dia 12 de junho, mas as condições físicas melhorarão a cada partida do torneio. Paixão disse ainda que a estrela da seleção, o atacante Neymar, apesar da recente lesão no pé, está com uma boa condição para os treinos.
Sobre o controle antidoping da seleção, o médico Runco disse que o Brasil trabalha com uma lista padrão de medicamentos aceitos. Segundo ele, cada jogador também informou à seleção eventuais remédios que possam ter usado antes de se apresentarem na Granja Comary.

Quatro municípios do RN estão sem água

Os municípios de Assu, parte de Mossoró, e Serra do Me, estão com o fornecimento de água comprometido. O motivo é a diminuição na vazão da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou que está fazendo gestões junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para solucionar o problema.

Na última segunda-feira (26), a ANA, responsável pela operação do Sistema Curemas-Açu, reduziu a vazão da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de 6 m3/s para 5 m3/s, causando a falta de água no Sistema de Captação e Tratamento de Assu.

O Sistema Curemas-Açu, localizado na Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, é constituído de dois grandes reservatórios: O Curema-Mãe D’Água, na Paraíba, e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte. O rio Piranhas-Açu, perenizado por esses reservatórios, é de domínio da União. A operação do sistema é de responsabilidade da ANA e do Dnocs, com apoio dos órgãos gestores dos estados da Paraíba (AESA) e Rio Grande do Norte (Semarh e Igarn).

Na manhã de hoje (28), os gerentes das Regionais Mossoró e Assu da Caern, Nehilton Barreto e Antônio de Pádua, estiveram na captação da adutora Jerônimo Rosado, localizada às margens da Armando Ribeiro Gonçalves e nas imediações do balneário da barragem para avaliar a situação.

Na captação, durante a manhã de hoje, ficou constatado que o volume acumulado ainda era muito baixo para fazer a captação de água normalmente. Nos dois locais visitados pelos gerentes haviam técnicos que trabalham para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) realizando medições na barragem. E, de acordo com os gestores logo a será regularizada a vazão para permitir a captação normal.

Interrupção
Com a redução da vazão na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, foi afetado o abastecimento de água em 100% de Assu, 25% de Mossoró, 50% de Serra do Mel, além de 100% da comunidade de Palheiros III, município de Upanema. O sistema também é responsável por 100% do abastecimento de várias comunidades em Mossoró e Serra do Mel, incluídas na lista de localidades com abastecimento prejudicado. São elas Hipólito I, Hipólito II e Quixaba, em Mossoró; Maracanaú, Corda de Sombra I, Corda de Sombra II, Favela e Mulunguzinho.

Fifa quer comprometimento para Arena das Dunas estar pronta na Copa do Mundo

Como disse Valcke, a Arena das Dunas será aberta em seu primeiro jogo na Copa no dia 13 de junho
Jérôme Valcke pediu empenho nas obras em Natal. Foto: Divulgação
Jérôme Valcke pediu empenho nas obras em Natal. Foto: Divulgação
A Arena das Dunas, em Natal, segue com um ponto de grande preocupação para a Copa do Mundo. O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quarta-feira que há uma briga contra o tempo nas últimas obras de um dos palcos da competição que será iniciada em 12 de junho.
“Acabamos de visitar a Arena das Dunas. Temos uma corrida contra o relógio, muito ainda a fazer para fãs e mídia”, comentou Valcke no Twitter.
Valcke ainda cobrou comprometimento da organização do Mundial, já que a data para o primeiro jogo da arena se aproxima. “Precisamos de comprometimento total de todos envolvidos aqui em Natal para garantir que tudo estará pronto para 13/6″.
Como disse Valcke, a Arena das Dunas será aberta em seu primeiro jogo na Copa no dia 13 de junho. O duelo será entre México e Camarões, pelo Grupo A, o mesmo da Seleção Brasileira. No dia 16, o estádio receberá Estados Unidos e Gana, pelo Grupo G. Lá Também se confrontarão japoneses e gregos, dia 19 e italianos contra uruguaios, no dia 24.

Fonte: Terra