sábado, 2 de novembro de 2013

Defesa Civil estadual vai averiguar situação em Pedra Preta

A Defesa Civil do Rio Grande do Norte vai averiguar a situação de Pedra Preta na manhã desta sexta-feira (1º). Uma equipe formada por cinco pessoas, incluindo o coordenador do órgão, coronel Josenildo Acioly, foi ao município observar a necessidade de evacuação de residências na cidade. A possibilidade foi levantada por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com a situação, o prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio (PROS), anunciou a criação da Defesa Civil municipal.


De ontem para hoje, a cidade, localizada a 115km de Natal, registrou dez abalos com intensidade média de magnitude 2.0 e com o maior abalo de 3.5. Com base nesses dados e na atividade sísmica atual, estudiosos da UFRN sugeriram que a população desocupasse as residências. Algumas pessoas dormiram nas ruas.
 

Prefeitura se reuniu com Defesa Civil para elaborar plano para população
 
"Não lembro de tantos tremores juntos. De sexta para cá foram muitos e ontem sentimos pelo menos uns cinco tremores, com intervalos de um, dois minutos. As pessoas foram para as ruas porque estão assustadas. As escolas estão funcionando, mas em estado de alerta", explicou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Jorge Alessandro.


Uma das pessoas que dormiu fora de casa foi o prefeito da cidade. Segundo Luiz Antônio, ao chegar à cidade, no fim da noite de ontem, ele observou que várias pessoas estavam dormindo nas calçadas ou varandas das residências. Temendo pelo aumento na intensidade dos abalos, o prefeito também preferiu não dormir dentro de casa.
 
"Eu mesmo dormi na varanda, com a minha mulher e filha. A situação está complicada e, por isso, pedimos ajuda ao Governo do Estado neste momento", explicou Luiz Antônio.

De acordo com o prefeito, o Município procurou o Governo para que houvesse uma ação de esclarecimento à população quanto aos reais riscos e como devem proceder durante os tremores. Os moradores da cidade, segundo o prefeito, estão assustados porque não têm informações concretas sobre o que realmente está ocorrendo.

"Vamos solicitar também barracas, caso seja o caso, para que possamos abrigar a população que mora em residências com estrutura precária, que não oferecem segurança para o período de tremores. Além disso, vamos saber quais os riscos de que mantenhamos as aulas durante esse período de abalos", disse o prefeito, afirmando que a estrutura das duas escolas que funcionam no município "é boa".

Para acompanhar a situação, o prefeito disse que vai encaminhar à Câmara Municipal de Pedra Preta até a segunda-feira (4) a proposta para a criação da Defesa Civil. "Vamos nos informar sobre o trâmite burocrático necessário e criar o órgão".

Abalos

Em uma semana, Pedra Preta teve mais de 180 abalos sísmicos. Não há registros sobre acidentes, mas algumas casas apresentaram rachaduras devido aos tremores. As aulas no município foram suspensas somente por um dia, mas toda cidade permanece em estado de alerta

Dilma convoca ministros para reunião no Dia de Finados

 

     
Faltam apenas dois meses para o ano novo começar e muitos políticos já programam suas agendas com foco nas eleições 2014, inclusive a presidente Dilma Rousseff (PT). Candidata a reeleição, Dilma anunciou em sua página no Twitter que fará reunião com os ministros do seu governo neste sábado (2).

"Reunirei hoje um grupo de ministros para discutir cronogramas de entregas de obras federais pelo país. Considero que governar é oferecer à população serviços públicos com cada vez maior qualidade e honrar a confiança em nós depositada. Por isso, reuniões rotineiras como essa são importantes para coordenar os esforços dos ministérios", escreveu a presidente.
A reunião será em Brasília, no Palácio da Alvorada e deve ter em pauta as obras em andamento do governo federal em todo o Brasil.
Para Dilma "reuniões rotineiras como essa são importantes para coordenar os esforços dos ministérios", afirmou em seu Twitter.
 

Acidente com moto na BR 406 deixa uma vítima fatal

Mais um acidente foi registrado ontem(1) na BR 406, este envolvendo um motocicleta. A vítima, segundo registro do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia – ITEP, foi  Maria das Graças da Silva, de 53 anos. 
O acidente ocorreu nas imediações da cidade de Taipu. 

Sobe para três o número de vítimas fatais no acidente da BR 406


















 
Subiu para três, o número de vítimas fatais no acidente registrado por volta das 18h da noite desta sexta-feira(1) na BR 406 próximo ao distrito de Baixa do Meio envolvendo um veículo tipo Fiesta e um caminhão baú. Os dois veículos bateram de frente durante uma ultrapassagem indevida. Duas das quatro pessoas que estavam no Fiesta, morreram na hora e outras duas ficaram presas às ferragens, uma delas veio a óbito, conforme o boletim de registro do ITEP. 
As vítimas fatais foram Hykaro Halycon da Silva Santos, de 38 anos; Leonel Anselmo da Silva de 67 anos e uma pessoa não identificada. Os ocupantes do caminhão, motorista e passageiro também ficaram gravemente feridos e foram socorridos pela equipe do SAMU. No local do acidente compareceram cinco unidades do SAMU e mais o corpo de bombeiros. Devido o acidente a BR 406 ficou interditada por mais de duas horas.