quarta-feira, 19 de junho de 2013

Grande Jogo Naval 2013 terá show de ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró

O cantor Neto Araújo que já fez parte das bandas Cavaleiros do Forró, Forró Colo de Menina, Casadões do Forró, Forró Arroba, Forró da Tradição entre outras, confirmou presença no maior evento escoteiro da Modalidade do Mar do Rio Grande do Norte, o Grande Jogo Naval 2013 que acontecerá em Galinhos/RN no período de 19 a 21 de julho de 2013. Neto Araújo estará com seu Forró Mar de Doçura e toda uma estrutura montada para animar a noite festiva do Grande Jogo Naval 2013.
As inscrições para participar do evento se encerram nesta segunda-feira (17), você tem até as 23h59 para garantir sua presença. Não fique de fora do maior evento da Modalidade do Mar dos Escoteiros do Rio Grande do Norte. Faça sua inscrição pelo SIGUE Administrativo.
A taxa de inscrição é de R$ 50 reais para membro juvenil da Modalidade do Mar e R$ 25 reais para participar da equipe de serviço que pode ser qualquer modalidade escoteira (Básica, Ar e Mar). Todas as informações sobre estrutura, participação e formas de pagamento estão disponíveis no SIGUE Administrativo.

Corepio do Rio Grande do Norte lança Semana Regional Pioneira

No dia 29 de junho é comemorado o Dia do Pioneiro. Pioneiros são jovens de 18 a 21 anos que dentro do Movimento Escoteiro fazem parte do Clã e têm como lema Servir. Esse ramo concentra sua ênfase no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando, sobretudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania, e auxiliando o mesmo a pôr em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteiras. 
Para homenagear esses jovens que passam parte de seu tempo servindo a outras pessoas, os Escoteiros do Rio Grande do Norte através da Coordenação Regional Pioneira – Corepio lança o informativo da Semana Regional Pioneira 2013.  Fica a critério de cada clã convidar, organizar e executar as atividades propostas para o evento.
Dúvidas e informações através do email corepiorn2013@gmail.com.

Servidores do ITEP devem manter paralisação após falta de diálogo com o Governo do Estado

Entre os serviços suspensos estão as ações periciais, as emissões de certidões negativas, carteiras de identidade e outros documentos. Foto: Divulgação
Os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia do Estado (Itep) iniciaram hoje a paralisação prevista para 48 horas, em protesto contra a demora do Governo do Rio Grande do Norte em avaliar o anteprojeto que criará a Lei Orgânica e o Estatuto do orgão. Eles se reuniram em assembleia na manhã de hoje, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores em Segurança Pública (Sinpol/RN), no bairro Cidade Alta, em Natal.
Conforme o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, a suspensão temporária dos serviços prestados pelo orgão foi em resposta ao não atendimento, pelo Governo, das inúmeras tentativas de entendimento e negociação propostas pelos servidores, que já estão há mais de quatro anos aguardando a avaliação e aprovação do anteprojeto.
Na última sexta-feira, eles enviaram novamente um ofício solicitando audiência com o chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Augusto Rosado, para que chegassem a um consenso e assim, evitassem a paralisação. Entretanto, não foram atendidos e não receberam resposta alguma.
“No documento, explicamos que a categoria deliberou pela greve por tempo determinado por causa do não avanço do anteprojeto, que tramita desde 2009 pelas pastas governamentais em que chegue ao seu destino final, ou seja, à Assembleia Legislativa, para votação. Além disso, a categoria revela que está há sete anos sem qualquer reajuste salarial. Tentamos evitar que a população fosse projudicada, mas não recebemos resposta alguma”, explicou Djair.
Além do anteprojeto ter passado por avaliação em vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marcelo da Costa, não conclui um parecer ao anteprojeto. “Apesar de estar avaliando-o há vários meses, sempre requisitando diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais”, disse.
Em nota, o Sinpol informou que, na reunião ocorrida com o consultor no dia seis de maio passado, por exemplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão do parecer até este momento.
Entre os serviços suspensos estão as ações periciais, as emissões de certidões negativas, carteiras de identidade e outros documentos. Somente serão realizados aqueles de natureza urgente e inadiável, relacionados aos procedimentos de flagrantes delitos, locais de crime e recolhimento de cadáveres. E a categoria informa que pode, inclusive, aprovar uma greve por tempo indeterminado.

Governadora prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta terça-feira (18), a posse do novo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, que assumiu o cargo para um mandato de dois anos (2013-2015), em substituição ao promotor Manoel Onofre Neto. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo.
Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini desejou sucesso a Rinaldo Reis. “Espero que o novo procurador-geral de Justiça possa desempenhar a sua função com muito sucesso e que possamos construir juntos a segurança da defesa da cidadania”, afirmou.
Manoel Onofre Neto, que deixou o cargo após quatro anos à frente do Ministério Público, desejou sorte ao novo procurador. “Dr. Rinaldo [Reis] é um companheiro de luta, sempre disposto e espero que ele tenha muito sucesso para que sinta, no futuro, a sensação de dever cumprido que hoje eu sinto”, pontuou Manoel Onofre Neto.
gove e novo

Quatro pessoas da mesma família são executadas em Nísia Floresta na frente de três crianças

Crime bárbaro aconteceu na madrugada de hoje. Uma das vítimas teve a orelha arrancada antes de morrer. Foto: Cedida / Digital Mipibu
Quatro pessoas da mesma família foram assassinadas a tiros durante a madrugada de hoje, no município de Nísia Floresta. O crime aconteceu na frente de três crianças, com idades entre quatro meses e oito anos, e chocou os moradores do conjunto Carnaúba pela violência com que foi cometido. Uma das vítimas teve uma orelha arrancada com um facão pelos assassinos, que passaram cerca de 20 minutos aterrorizando a família antes dos homicídios.
Segundo o delegado de Nísia Floresta, Elói Carvalho, a chacina foi motivada por vingança, pois as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas no município e outras quatro pessoas da mesma família foram assassinadas da mesma forma e pelo mesmo motivo. Ele, que assumiu a delegacia ontem, disse que os assassinos só pouparam as crianças.
“Sabemos que duas vítimas, identificadas como Maria José e Cássia, já tinham sido presas por quase um ano acusadas de tráfico e que tinham saído em liberdade há apenas dois meses. Acreditamos que o motivo seja mesmo vingança, mas o caso será investigado. Por enquanto, é tudo o que podemos e sabemos dizer”, afirmou.
Os moradores das casas próximas ao local do crime informaram que os três assassinos chegaram em dois carros não identificados e que invadiram a residência após arrombar a porta da frente. Eles teriam passado aproximadamente 20 minutos conversando com as vítimas, que começaram a gritar antes dos disparos. “Quem é louco de sair para ver alguma coisa. Quando ouvimos os tiros, ficamos com mais medo ainda”, disse uma pessoa, que não quis se identificar.
As vítimas foram identificadas como Maria José Serafim da Silva, de 40 anos; Rita de Cássia Serafim, de 18; José Paulo Serafim, de 25, e sua esposa, chamada apenas de “Cássia”. Todos foram executados com disparos de pistola na cabeça e não tiveram chance de defesa.
Marcas de sangue ficaram espalhadas por toda a casa após noite de terror. Local ainda foi revirado pelos bandidos. Foto: Caninde Santos
Segundo a sobrinha de Maria José, Maria Fernandes, todos possuíam envolvimento com o tráfico e, com estas mortes, já seriam oito membros da família executados por causa disso. Um irmão de Maria José tinha sido assassinado no ano passado e sua esposa, Cássia, depois de sair da prisão teria ido morar junto com José Paulo e seus parentes.
“Os assassinos desapareceram com meu tio depois que o mataram e até hoje, nunca encontraram seu corpo. Outros três parentes meus também foram mortos do mesmo jeito e eu acho que eles querem matar a família toda. Por causa disso, já me mudei para outro lugar, por precaução”, disse Maria Fernandes.
Ela disse também que não sabia se os familiares estavam recebendo ameaças de morte, mas que acredita em vingança, apesar de não saber quem estaria interessado na morte das vítimas. Hoje pela manhã, ela foi até a residência onde aconteceu o crime e lamentou os homicídios.
O crime foi registrado na Delegacia de Nísia Floresta, onde deve ser investigado. Os corpos das vítimas foram levadas para a sede do Itep, no bairro da Ribeira, em Natal, e podem ser liberados ainda hoje para velório e sepultamento. Até o momento, a Polícia Militar ainda não conseguiu identificar ou localizar os assassinos.
Uma das vítimas teve orelha arrancada
A violência praticada pelos assassinos só pouparam as crianças, conforme o oficial de operações do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente Jonatas Campos. Ele disse também que as crianças foram retiradas da casa e ficaram com os vizinhos, que depois da fuga dos criminosos, correram para tentar socorrer as vítimas, sem sucesso.
Ele disse que Rita de Cássia, que era filha de Maria José, além de ter sido baleada na cabeça, ainda teve uma das orelhas decepadas com uma faca-peixeira, que foi encontrada pelos peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia do Estado (Itep) caída ao lado do cadáver da vítima.
Conforme informações da Polícia Civil, as vítimas eram parentes de um homem conhecido pelo apelido de “Cara de Gato”, que foi assassinado a tiros há cerca de cinco meses, em uma residência próxima ao do crime de hoje. “Ele era conhecido ainda por ser um homem extremamente violento e perigoso, muito temido por todos na cidade”, disse o agente Joseir Walter.

Fonte: Jornal de Hoje

Dilma se diz atenta às vozes das ruas

Brasília (AE) - Sem falar publicamente desde que as manifestações foram iniciadas, há mais de uma semana, a presidente Dilma Rousseff dedicou ontem os cinco últimos minutos do discurso na cerimônia de lançamento do Código de Mineração para avisar que está ao lado da população “no repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público”, “ouvindo essas vozes das ruas pela mudança”.
ed ferreira/ecCom discurso preparado, Dilma se mostra favorável a protestosCom discurso preparado, Dilma se mostra favorável a protestos

O discurso, lido por Dilma na solenidade, foi preparado na noite anterior, 17, no Palácio da Alvorada, junto com o marqueteiro João Santana. Com esta fala, Dilma quer evitar que as manifestações que reuniram mais de 230 mil pessoas nas ruas do País, em 12 Estados, e passaram a mirar políticos, a atinjam e mostrar que não está descolada dos anseios do País.

“Quem foi ontem (17) às ruas quer mais. As vozes das ruas querem mais cidadania, mais saúde, mais educação, mais transporte, mais oportunidades. Eu quero aqui garantir a vocês que o meu governo também quer mais, e que nós vamos conseguir mais para o nosso País e para o nosso povo”, disse.

Governo encerra processo licitatório de implantação do Pró-transporte

IM Comércio e Terraplenagem LTDA é a empresa classificada para executar as obras que devem ser iniciadas até agosto deste ano.
Viaduto-Ponte-Forte-Redinha-okMais perto de concretizar o sonho da Zona Norte, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, encerra o processo licitatório que tem como objetivo implantar o Pró-transporte em Natal. Nesta quarta-feira (19), o Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado, trazem a publicação com a classificação da empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.
Obra de grande relevância para a mobilidade da Zona Norte de Natal, o Pró-transporte é aguardado há cerca de 7 anos por moradores e comerciantes da região, e agora, após dar andamento às etapas burocráticas necessárias, o Governo Rosalba Ciarlini irá homologar em até 5 dias úteis o resultado da licitação. Com isso, a SIN encaminha a documentação para a Caixa Econômica Federal, que em um prazo de até 20 dias autoriza o repasse financeiro, possibilitando a secretaria expedir a ordem de serviço. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até Agosto deste ano.
Para o Pró-transporte o investimento é de R$ 88.221.480,67, com recursos já assegurados, garantindo assim o andamento dos serviços sem que hajam impasses da ordem financeira. Após iniciadas as obras, o prazo da execução de todo o projeto é de 24 meses.
Pró-Transporte
A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.
Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com 108 novos abrigos de ônibus; Outro benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de cerca de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção; Padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vai dar segurança e comodidade ao simples ato de ir e vir, que muitas vezes é dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas.
A obra do Pró-transporte é do Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e executada pela empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.