sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Escoteiros participam do Encontro de Ciências Contábeis do RN

No período de 12 a 14 deste mês três representantes da diretoria regional dos Escoteiros do RN estão participando da 10ª edição do Encontro norte-rio-grandense de Ciências Contábeis (X ENCC). Trata-se do presidente Ivan Alves do Nascimento, que é contador e vai estar na mesa de abertura dos trabalhos, da diretora financeira da região, a também contadora Liêda Amaral Dsi que é vice-presidente da Comissão Científica do evento e o presidente da Comissão Fiscal, o também contador e conselheiro consultivo do Conselho Regional de Contabilidade do RN Ronaldo Cruz.
O evento que é considerado como o maior da classe contábil potiguar, dentro de um contexto participativo, pois reúne todas as instituições de ensino superior do Estado, bem como as entidades representativas de classes, tais quais os sindicatos, academia e associações. Na edição deste ano estão participando cerca de 1150 pessoas, oriundas de vários Estados.
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC/RN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Social Íris, o X ENCC aliará debates a momentos de aprendizado relevantes tanto para profissionais, estudantes e educadores da área contábil e de áreas afins, tendo como desfecho as comemorações alusivas ao Dia do Contador. O evento traz como tema este ano "Contabilidade: Instrumento de Transparência e de Combate a Corrupção", e está acontecendo no Hotel Praiamar – Ponta Negra/RN.
Contabilidade & Escotismo
“O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios” com essa frase Michel de Montaigne define a métrica que guia a vida destes três profissionais formados em Ciências Contábeis e que também adotaram o Escotismo como filosofia de vida. Ivan, Liêda e Ronaldo, contadores atuantes e também escoteiros que conseguem unificar os preceitos apreendidos na ciência que estuda a dinâmica financeira das entidades com a escola de bons cidadãos deixada por Banden-Powell.
Ivan Nascimento é atualmente o diretor presidente da União dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, além disso, é contador da Petrobras e professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do RN, pai de um casal de adolescentes e esposo devotado de Renata Nascimento. Com os conhecimentos que adquiriu através da contabilidade planeja sua agenda, sempre muito cheia, para não deixar de dar atenção a nenhum compromisso. Sobretudo o de cumprir sua missão com os jovens através da prática do Escotismo. Para ele o movimento escoteiro norteou sua escolha profissional, pois há 40 anos quando ingressou ainda jovem viu a importância que um contador tem para o combate a corrupção. E decidiu entrar para esse exército que busca transformar o mundo para melhor, através do uso correto dos recursos e do planejamento estratégico. 
Liêda Amaral Dsi também depõem sobre a influência do Escotismo na sua vida profissional. Através do movimento mundial que é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e autoridades em educação, como um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento de crianças e jovens.  Liêda aprendeu a ser líder e a usar a liderança para fazer o bem ao próximo, a agir com justiça, respeitando a natureza, a ser alegre e a partilhar sua alegria, enfrentando as dificuldades sempre com um sorriso no rosto. Esses foram os pilares que embasaram sua trajetória de vida que culminaram com sua escolha profissional. Algo que caiu como uma luva para ela, pois como profissional da área contábil ela tem feito a diferença. Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis e professora universitária Liêda já ocupou importantes funções na administração pública, dentre elas a de secretária adjunta da Receita Federal do Brasil, coordenadora geral de Arrecadação e ministra interina da Previdência Social. Também é membro do Painel de Especialistas do FAD (Fiscal Affairs Department do FMI) e instrutora das Nações Unidas. Além de voluntária no Conselho Regional de Contabilidade do RN, onde preside a Comissão para Desenvolvimento da Mulher Estudante.
Já chefe Ronaldo Cruz dispensa apresentações. Com 50 anos de Movimento Escoteiro, o escotista contador também associa a influência do método de B-P na sua escolha e vida profissional. Segundo ele o trabalho desenvolvido através do escotismo, desde 23 de abriu de 1963, quando ingressou ainda lobinho, norteou sua escolha pelas Ciências Contábeis. E todo o seu crescimento acadêmico e profissional. Pai de dois filhos, Ronaldo pratica o escotismo nos finais de semana, mas ainda encontra tempo para presidir a Associação de Funcionários da Conab, ser conselheiro consultivo do CRC, presidir o Conselho Fiscal dos Escoteiros do RN, ser membro do Conselho Fiscal da União dos Escoteiros do Brasil, ser conselheiro da Administração Indireta do RN, além de ser maçom e realizar trabalhos voluntários no Centro Espírita Pronto Socorro Espiritual Fabiano de Cristo.  
Além da missão de corresponder às expectativas desses associados, fortalecendo o Movimento em franca expansão no Estado, em parte graças ao Projeto Escotismo nas Escolas. Os três escoteiros contadores trabalham em prol de concretizar um grande sonho dos Escoteiros do RN, a construção de um espaço que servirá de centro de atividades para a juventude potiguar. Esse espaço é o Centro Escoteiro da Juventude, uma área com 20 hectares, localizada em Maxaranguape, litoral norte do RN, que servirá para a prática de várias atividades em prol do desenvolvimento sadio dos jovens de todo o Estado. Apesar de ser administrado pelos Escoteiros, o Centro estará aberto a toda a comunidade e associações que desenvolvem atividades de valorização da família, prevenção às drogas, preservação do meio ambiente, cidadania e desenvolvimento auto-sustentável, religiosa, entre outros. O terreno está sendo adquirido através de doações e para contribuir, você pode depositar qualquer quantia na Conta Corrente 32573-2, Agência: 3525-4, Banco do Brasil, titular: União dos Escoteiros do Brasil. Nos ajudando com essas doações, você vai ajudar os escoteiros a continuar construindo um mundo melhor. Mais informações no site http://www.escoteirosrn.org.br/cej/
Além dessas duas formas você pode participar do jantar beneficente, para adquirir as senhas e saber mais detalhes do evento entrar em contato conosco através dos telefones (84) 3211-9447, 8896-0582. 
Confira algumas fotos desse evento

Rosalba Ciarlini pede agilidade nas obras viárias do RN

rosalba rodovias
Reunida com o Superintendente de Operações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Walter Fernandes, e com a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, a governadora Rosalba Ciarlini pediu agilidade no início e na conclusão de algumas obras viárias importantes da zona metropolitana de Natal e também do interior do Estado.
Foi discutido o andamento das obras de construção do complexo viário na BR 101, altura da avenida Maria Lacerda, que resolverá um dos problemas mais críticos do trânsito da capital. Rosalba também apresentou como prioridade as obras do gancho de Igapó.
A estrada do Cajueiro (BR 437), que liga Mossoró à região do Baixo Jaguaribe, no Ceará, também entrou em pauta. “Esta é uma das obras que vão melhorar a mobilidade e movimentar a economia”, acredita a chefe do Executivo Estadual, lembrando que naquela região serão instaladas, em breve, duas indústrias.

Brasil é finalista no concurso internacional de fotografia

O Brasil é finalista do II Concurso de Fotografía Scout organizado pelo site www.zonascout.com. O chefe escoteiro Flávio Henrique de Morais, do 52/RN Grupo Escoteiro Henrique Castriciano de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está na final concorrendo com El Salvador, Bolívia e Perú, com uma das melhores fotos do concurso.
Para ajudar o nosso país a ser o vencedor do concurso precisamos apenas ir a Fanpage do concurso e curtir a foto do brasileiro. Vamos mostrar a força do movimento nacional, vamos prestigiar o trabalho do chefe Flávio. Sempre Alerta para Servir!

“Medida Certa” do Fantástico será realizado em Natal

medida certa

Com apoio local da AMIL, será realizada no próximo sábado,  das 8h às 12h, na Praia do Forte, a caminhada “Medida Certa”, organizada pelo SESI e que fará parte do roteiro do quadro Medida Certa, do Fantástico, da Rede Globo. O evento, aberto ao público e que contará com a participação do preparador físico Márcio Atalla, proporcionará aos participantes orientações sobre saúde e qualidade de vida.
Em seu estande, localizado no largo da Ponte Newton Navarro, a AMIL vai distribuir cartilhas educativas sobre temas como osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo e alimentação saudável, com orientações sobre prevenção e cuidados, além de camisas personalizadas e squeezes para os visitantes.