segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pacto Escoteiro permite o engajamento de lideranças políticas em prol do Escotismo


Pacto Escoteiro permite o engajamento de lideranças políticas em prol do Escotismo
O Pacto Escoteiro é uma proposta dos Escoteiros do Brasil para apresentar o Escotismo, suas principais características e necessidades, com o objetivo de permitir o engajamento de lideranças políticas em prol do Movimento Escoteiro.

Destina-se a prefeitos e vereadores no nível municipal, a governadores e deputados estaduais em nível regional, e à presidente da república, senadores e deputados federais, nacionalmente; que incorporem as demandas do Escotismo às suas atuações parlamentares e plataformas de governo.

Arquivos Relacionados


Pacto Escoteiro

Governadora enviará à AL projeto para acelerar licenças ambientais


rosalba lei
Parceiro na realização do Seminário Motores do Desenvolvimento, o Governo do Estado, representado pela chefe do Executivo estadual, Rosalba Ciarlini, esteve presente na abertura do evento, que aconteceu nesta manhã (19), no auditório da Fiern. O evento acontece desde 2008 e aborda periodicamente temas importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.
A 18ª edição do seminário trouxe como tema “A indústria e as ideias sustentáveis” e segue durante todo o dia de hoje, com a participação de empresários e palestrantes de renome nacional, como a presidente da Petrobras, Graças Foster, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A governadora Rosalba Ciarlini atribuiu a conquista de investimentos a atual união do Rio Grande do Norte com a bancada federal. Para ela, “somente unindo forças, o RN pode mostrar todo o seu potencial”. A governadora aproveitou o momento para anunciar que ainda esta semana, o poder Executivo vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa acelerar e otimizar a liberação das licenças ambientais solicitadas pelos micros e pequenos empresários, juntos, este grupo soma 50% dos requerimentos ambientais.
O projeto de lei prevê que as licenças sejam dadas de forma simplificada e no prazo de 3 a 15 dias. “No Rio Grande do Norte existem 98 mil empresários, entre micros e pequenos, são eles os maiores geradores de emprego do estado, e com esse projeto de lei, vamos facilitar e acelerar muitos gargalos relacionados às questões ambientais”, declarou Rosalba.

Bolsa Família fará recadastramento de quase 2 milhões de beneficiários

Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias estão nessa condição. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.

Segundo o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os cerca de 20 programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não haja alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial do município.

"É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura responsável pela assistência social, para atualizar as informações.  O Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa Família faz parte] e se quisermos superar a extrema pobreza temos que ter os dados sempre atualizados", disse Paiva, ao participar hoje (19) de teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV NBR.

Ele citou, entre os programas sociais que usam as informações do CadÚnico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

O secretário também ressaltou que, embora o governo tenha alertado as famílias sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo programa, por meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício, no mês de julho, e de correspondências, os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para garantir que os dados estejam corretos. Paiva lembrou que a pasta disponibiliza a esses profissionais, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, informações sobre os beneficiários cujos dados estão desatualizados, para direcionar os esforços.

Ainda de acordo com o secretário Luís Henrique Paiva, o governo está preparando uma campanha nacional, que deverá ser veiculada nos próximos meses, principalmente nas rádios, para alertar as famílias sobre a necessidade da revisão cadastral. Ele destacou que 13,8 milhões de famílias brasileiras recebem os recursos do Bolsa Família.

De acordo com o MDS, as informações a serem atualizadas são: endereço, renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir deste ano, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável familiar tenha, o número do telefone celular. A medida, anunciada há um mês,  visa a permitir o contato direto e rápido com as famílias, caso seja necessário.

Agência Brasil

Curso Preliminar Escoteiro em Pendências superando todas as expectativas


Aconteceu neste final de semana, 17 e 18 de agosto na cidade de Pendências o Curso Preliminar Escoteiro, nas dependências da Escola Estadual Pedro Alves de Medeiros.
O curso contou com a participação de 28 pessoas oriundas das cidades de Pendências, Assú, Macau, Guamaré e Barreiras. O grupo interagiu ativamente com as atividades dirigidas pelos escotistas Júlio César e Adriano e também pelo Coremar/RN Alex Souza.
Os cursistas escoteiros terminaram o curso com tamanha empolgação que já falam do sucesso e da expectativa de estarem juntos no Curso Básico na cidade de João Câmara que vai acontecer no período de 1 a 3 de novembro. As inscrições para este curso acontecem até 18 de outubro, corra e faça já a sua.
 
Link da matéria 

Começam hoje inscrições para segunda convocação do Programa Mais Médicos


Podem se inscrever os profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado no país e médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior.
 
Primeira edição do Programa Mais Médicos selecionou 1.618 profissionais para atuar em 579 postos da rede pública em cidades do interior do país e periferias de grandes centros.
As inscrições para a segunda rodada de adesão ao Programa Mais Médicos serão abertas às 20h de hoje (19), no horário de Brasília, para médicos formados em instituições de educação superior brasileiras e estrangeiras. Será aberto também o prazo de adesão ao programa para municípios e o Distrito Federal. O prazo final para inscrição e adesão é 30 de agosto.

As inscrições para os profissionais e a adesão dos municípios devem ser feitas na internet. Os editais de abertura da segunda rodada do Mais Médicos foram publicados na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU) e trazem as informações sobre a documentação necessária.
De acordo com o edital de seleção dos médicos, podem se inscrever os profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado no país e médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. Para os estrangeiros, um dos requisitos para participar é que o país de exercício profissional do médico tenha índice igual ou superior a 1,8 médico por mil habitantes, segundo lista do edital baseada na estatística mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os profissionais que iniciaram e não finalizaram o processo de inscrição na primeira edição do Mais Médicos podem apenas completar os dados que faltam, sem a necessidade de repetir todo o processo, de acordo com o Ministério da Saúde.
O edital destinado aos municípios e Distrito Federal estabelece o perfil das capitais, municípios e distrito sanitário especial indígena que podem aderir ao programa. Posteriormente, o Ministério da Saúde publicará edital com a relação de municípios participantes e indicação de abertura de prazo para os médicos inscritos escolherem as localidades para atuarem.
A primeira edição do Programa Mais Médicos selecionou 1.618 profissionais para atuar em 579 postos da rede pública em cidades do interior do país e periferias de grandes centros. Os selecionados correspondem a 10,5% dos 15.460 profissionais necessários, segundo demanda apresentada pelos municípios.
Lançado no dia 8 de julho, por medida provisória, o Mais Médicos tem como uma das metas levar profissionais para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões carentes do Brasil.