terça-feira, 4 de junho de 2013

Dois homens assaltam agência dos Correios do interior do RN

Crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) em Ouro Branco. Segundo polícia, suspeitos fugiram em uma moto em direção à Paraíba.

A agência dos Correios do município de Ouro Branco, a 260 quilômetros de Natal, foi assaltada por volta das 9h desta segunda-feira (3), segundo informações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

De acordo com o cabo Hansen William, do comando de Policiamento do Interior, dois homens armados renderam os funcionários da agência e levaram o dinheiro dos caixas. O valor não foi divulgado.

“As informações que temos são de que dois homens armados com pistola assaltaram o estabelecimento. As testemunhas disseram que um deles era gordo e estava de blusão verde. Outro era negro, estava de calça jeans e camisa listrada”, afirmou o tenente.

Ainda de acordo com Hansen, os suspeitos usaram uma motocicleta de cor azul, tipo Honda, e fugiram em direção ao município de Várzea, na Paraíba. “A polícia está fazendo o seu trabalho”, concluiu.

Do G1/RN

Execuções continuam; Itep registra 14 assassinatos nesse final de semana no RN


Sequência de execuções violentas no Rio Grande do Norte continua. Polícia ainda procura suspeitos. Foto: Divulgação
Mais 14 homicídios foram registrados neste final de semana em todo o Estado, de acordo com os dados do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN). O domingo foi, mais uma vez, o dia mais violento de todo o período, com oito mortes registradas, incluindo o assassinato de Daniel Nogueira Dias, no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal.
Conforme informações da Polícia Militar, a vítima, que era ex-presidiário e estava morando no local há apenas duas semanas, ainda chegou a ser socorrida com vida por testemunhas. Ele foi levado para o pronto socorro do bairro, mas não resistiu e morreu antes de ser atendido. Daniel foi atingido por cinco disparos de arma de fogo, na cabeça, pescoço e costas.
Apesar de o crime ter acontecido em um horário de intenso movimento na área, nenhuma das pessoas que estavam nas proximidades quando os policiais chegaram souberam dar detalhes do assassino. Para os oficiais, a lei do silêncio é muito forte em Mãe Luíza e, por isso, os cidadãos evitam repassar alguma informação aos militares. O corpo da vítima foi levado para a sede do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), na Ribeira, e já foi liberado para sepultamento.
Outros três crimes ocorridos ontem em Natal, desta vez nas zonas Oeste e Norte, chamaram a atenção das pessoas. No bairro de Felipe Camarão, Wilkson Arthur dos Santos, de 24 anos, foi assassinado com vários golpes de faca-peixeira quando tentava se proteger de um desconhecido que o perseguia.
No desespero para se defender, ele ainda chegou a pular o muro de uma residência, mas acabou morrendo no quintal do imóvel. Já no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, a vítima, identificado como Lucimário Sena Santa Rosa foi executada com disparos de arma de fogo quando caminhava pela Rua Germínio Benigno. Ele tinha 33 anos e morreu no local, antes que pudesse receber atendimento médico.
E, no Jardim Progresso, o ex-presidiário José Patrício da Silva foi assassinado também com várias facadas, no início da tarde deste domingo, quando caminhava pela Rua Santa Júlia. De acordo com informações do 4º Batalhão da PM, a vítima estava bebendo quando teria começado uma discussão com um desconhecido, que acabou sacando uma faca-peixeira e atacando José.
Atingido na cabeça, pescoço e abdome, ele não resistiu e morreu no meio da rua. Após o crime, o assassino fugiu e as testemunhas ligaram para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que enviou uma guarnição até o local do crime. Até o final da manhã de hoje, nenhum suspeito pelos crimes ocorridos tinham sido presos.
Em Mossoró, dois jovens com idades entre 18 e 19 anos morreram após trocarem tiros com policiais militares que atendiam vítimas de um assalto contra um estabelecimento comercial, minutos antes. Alef Pereira Sales e Jorgivan Jerônimo da Silva Júnior estavam armados com dois revólveres calibre 22 e teriam atirado contra os policiais que os perseguiam. Eles ainda foram socorridos com vida, mas morreram antes de chegar a uma unidade hospitalar.

RN lança primeira fase da campanha contra aftosa



do lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Foto: Elisa Elsie
A governadora Rosalba Ciarlini, num dia de agenda cheia com a chegada da presidente Dilma Rousseff ao RN, participou, na manhã desta segunda-feira,  do lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Seguindo o protocolo desse tipo de evento, ela aplicou a vacina no primeiro animal.
Ainda este ano, os produtores do Rio Grande do Norte que declararem seus rebanhos durante a primeira etapa da campanha terão, por parte do Instituto de Defesa Agropecuária do estado e da Emater, informações precisas e apoio para formarem seus suportes forrageiros para enfrentarem a possibilidade de secas futuras. E no decorrer do segundo semestre, todas as Guias de Transporte Animal (GTAs) poderão ser feitas  eletronicamente, dispensando o preenchimento manual, a exemplo do que já ocorre com as guias da Defesa Vegetal.
As duas notícias foram dadas hoje pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Júnior Teixeira, durante o lançamento da primeira etapa de campanha, adiada em um mês para dar tempo de recuperação ao que restou do rebanho do estado dizimado pela seca que atingiu severamente o RN no ano passado e em parte deste.
Júnior Teixeira aproveitou para confirmar a recontagem de todo o rebanho potiguar para ajustamento do cadastro do sistema da Secretaria da Agricultura, que estava   desatualizado porque muitos produtores não declararam a morte de animais por vários motivos, para acessar maiores quantidades de milho subsidiado pelo Governo Federal e vendido nos programas de balcão da Conab.
“Depois que ajustarmos nossas informações à realidade, poderemos trabalhar com eficiência para cercar o produtor de apoio para que ele possa ver resultado no seu esforço”, afirmou Júnior Teixeira.
“Será o último lançamento de campanha com o estado na condição de risco médio da aftosa e é um momento histórico para a pecuária do RN”, lembrou o secretário que, junto com o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, recebeu os convidados para o lançamento da campanha de vacinação.
A esperança de Teixeira é levar para o Parque Aristófanes Fernandes o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, no próximo dia sete, durante a 11ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) para o anúncio da mudança de status para livre com vacinação de seis estados nordestinos. Há uma forte oposição do Maranhão para que esse anúncio aconteça em São Luiz, mas       Teixeira está usando o Enel como argumento para que o RN sedie e anúncio.
Com a chegada da presidente Dilma Roussef ao Rio Grande do Norte, o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa sobrecarregou a agenda da governadora, que demorou mais de uma hora e meia para chegar ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Desde as 8 da manhã, porém, boa parte dos convidados já a aguardava na Casa do Criador, onde tradicionalmente acontece a imunização da primeira cabeça de gado.
Repercussões
Para o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, o início da campanha, que antecede a mudança de status para livre com vacinação, resume o que ele chamou de “dever de casa” cumprido.
“Quando os objetivos são definidos e o trabalho para alcançá-los é bem feito o resultado é esse aqui”, afirmou Vieira.
Para o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, o anfitrião, o início da vacinação e a mudança em bloco da condição de risco médio para a de livre com vacinação terá efeitos importantes sobre o futuro da pecuária potiguar.
“É um momento que esperamos por longos 16 anos e que terão reflexos diretos sobre o prestígio da Festa do Boi na medida em que abre as porteiras para a comercialização nacional, dando visibilidade ao trabalho de alto nível desenvolvido por nossos selecionadores”, comentou o presidente da Anorc.
Marcos Aurélio de Sá adiantou, ainda, que a organização da Festa do Boi já iniciará contatos para atrair expositores de outros estados produtores que por estarem sujeitos à quarentena não expunham seus exemplares da Festa do Boi. “Antes tínhamos aqui só criadores da Paraíba e do Ceará por estarem na mesma condição que nós. Mas, agora, podemos aspirar a uma condição mais ambiciosa para construir com o tempo o peso da nossa genética que no passado já foi reconhecida nacionalmente”, afirmou.
Para Eduardo Melo, o leiloeiro oficial do Rio Grande Norte, as portas se reabriram para os grandes negócios. Mas ele acha que será uma tarefa longa – uma década – para recolocar o estado nesse caminho, uma vez que a seca praticamente dizimou o rebanho potiguar. “É um recomeço sim, mas é muito bom que estejamos nele”, disse.
O delegado do Ministério da Agricultura do RN, Orlando Procópio, foi otimista. “O lançamento da primeira etapa da campanha da aftosa é o início de uma série de mudanças muito aguardadas pelos produtores que amargaram nos últimos meses uma das piores secas de que se tem notícia”, afirmou, ao acrescentar: “Estamos presenciando o começo do que pode ser o de novos tempos para a pecuária”.
O presidente da Emater, Henderson Magalhães Abreu, o “Major”, cuja entidade recebeu simbolicamente hoje 42 carros novos para o serviço em parte de seus 143 escritórios distribuídos pelo estado, anunciou em entrevista ao JH o leilão  de 60 carros antigos  para reforço de um fundo de manutenção da nova frota.
Ele informou, ainda, que está entre as prioridades devolver a comunicação via internet entre os escritórios da Emater e o cadastramento de micro agricultores benefiociados por um financiamento específico dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social. O benefício acessado  pelo cartão do Bolsa Família será de R$ 2,4 mil pagos em três parcelas de R$ 700,00.

Sábado tem campanha de vacinação contra paralisia infantil

Público alvo são crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade. SMS está disponibilizando 60 mil doses da vacina e 1500 profissionais.
  
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal está ultimando os preparativos para a  1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil 2013, que inicia com o Dia “D”, neste sábado, 8 de junho, das 8h às 17h.

Destinada a crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade, a campanha em Natal será aberta na Estratégia da Saúde da Família – ESF da África.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, Solange Cruz, o Brasil realiza em 2013 o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

“Essa estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA)”, informou Solange.

Para essa campanha a SMS está disponibilizando 60 mil doses da vacina contra a poliomielite, e 1500 profissionais, que estarão distribuídos nas unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade. A campanha segue nas unidades de saúde até 21 de junho.

A ESF da África fica na Avenida Dr. João Medeiros Filho, s/n, Redinha, região do Distrito Sanitário Norte I.

Dilma anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão no Estado

A presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou ontem investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte que superam R$ 1,7 bilhão. Os valores serão destinados a um conjunto de ações que visam combater os efeitos da seca, fomentar o turismo e melhorar a infraestrutura no Estado. Apesar de não apresentar um detalhamento sobre o investimento em cada projeto, a presidenta garantiu, durante cerimônia na Escola de Governo Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, que a União tem total disponibilidade para repassar os recursos. Dilma Rousseff chegou ao Centro Administrativo com humor peculiar: conversou com fotógrafos e não se indispôs ao entregar, pessoalmente, aos prefeitos, as chaves das 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras doadas a municípios potiguares com a finalidade de reforçar as condições para produção dos agricultores do semiárido. 

Magnus NascimentoPresidenta Dilma Rousseff participa de solenidade, ao lado de ministros, da governadora, do prefeito e de parlamentares 
Presidenta Dilma Rousseff participa de solenidade, ao lado de ministros, da governadora, do prefeito e de parlamentares
 
Ao anunciar e assinar a ordem de serviço para construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, recebeu demorados aplausos. “Sinto-me batizada como potiguar. E me sinto especialmente entusiasmada aqui hoje, inclusive com as reivindicações. Sem demagogia farei o possível para atendê-los”, disse. Dilma Rousseff aproveitou o momento para externar aos norte-riograndenses os recursos os quais, afirmou, chegarão ao estado em breve. Ela prometeu para não muito longe a retomada da duplicação da pista de acesso à praia de Pipa; a construção de todas as obras complementares da BR-101; a duplicação de um trecho da BR-226, que inclui a reta Tabajara, cujo edital será lançado em 20 de junho; a duplicação da BR-304 que liga Natal ao Ceará; e a construção do chamado ‘Gancho de Igapó, que é um sistema de viadutos e túnel que ligará o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante à BR-101.

Projetos

Ainda durante a solenidade o ministro Gastão Vieira, do Turismo, assinou a ordem de serviço para construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou o acordo de cooperação com o Governo do Estado para adesão ao programa ‘Brasil Mais Seguro’, do Governo Federal.  O ministro Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, observou que todos os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes foram contemplados com as ações que incluem a doação de maquinários, a conservação contínua das estradas vicinais e a construção de reservatórios de água. “E sabe por quê? Porque é nesses lugares onde está a grande produção agropecuária brasileira”, frisou.

Pepe Vargas foi o único ministro a falar para a plateia presente no local. Ele acrescentou que 4.855 cidades brasileiras receberam as máquinas que auxiliam no combate aos efeitos da estiagem e salientou que outros 1.440 municípios, entre eles os norte-riograndenses, receberão ainda caminhões-pipa e pás escavadeiras. “Todo o semiárido receberá esses benefícios até quarta-feira”, disse ele. O programa do Governo Federal adquiriu mais de 18 mil máquinas para atender as Prefeituras brasileiras. O gasto com as estruturas foi de R$ 1,4 milhão. “São várias cotas-partes do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, assinalou o ministro.

Ao discursar, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ajuda de prefeitos e população em geral para que possa imprimir no país uma nova forma de convivência com a estiagem. “É possível conviver com a seca. É possível que possamos escolher como conviver com a seca”, disse ela. Para Rousseff, para isso é necessário ter segurança hídrica e criar condições de enfrentamento do problema. “Se a Barragem de Oiticica tivesse sido feita lá atrás, a situação certamente seria outra”, assinalou.