domingo, 29 de setembro de 2013

Cruzeta em festa com a Grande Caçada 2013

O município de Cruzeta, no seridó norte-rio-grandense, está em festa com a Grande Caçada 2013. No período de 27 a 29 de setembro, cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças estão realizando atividades, se confraternizando e mostrando a comunidade local como o Movimento Escoteiro se desenvolve. Estão participando lobinhos de Cruzeta, Ouro Branco e Caicó.
Os lobinhos estão vivendo a emoção de um acampamento de verdade, a maioria nunca tinha dormido numa barraca antes, ressalta Lurdinha, chefe do 102/RN Grupo Escoteiro Manoel Dantas do município de Cruzeta/RN. O lugar escolhido é mais que especial, a nova sede do GE, num óasis que antes funcionava o balneário municipal, e que foi cedido pela Prefeitura de Cruzeta para que os escoteiros administrem o local.
Na manhã deste sábado, o prefeito Nena Dantas acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Cruteza, Caio Dantas estiveram visitando o local do evento. Os gestores ficaram satisfeitos com a alegria dos meninos na realização das atividades. Além deles estiveram visitando o local, o diretor interino de Métodos Educativos dos Escoteiros do RN, Neto Varela, o gerente geral Herbert Emmanuel, o diretor de Relações Institucionais, Bráulio André, a assessora de Imprensa, Eufrásia Ribeiro e o membro da equipe de Formação, Zilmar Marcelino.
O evento organizado pelos Escoteiros do RN/Distrito Caicó contou a parceria das Prefeituras municipais de Cruzeta e Ouro Branco, da Câmara Municipal de Cruzeta e dos comerciantes locais. A novidade deste evento foi a loja escoteira itinerante, que trouxe assessórios dos Escoteiros do Brasil e do Centro Escoteiro da Juventude.
Confira as imagens produzidas por Yuri, Pablo e Romualdo de Ouro Branco, por chefe Lurdinha de Cruzeta. 

Rosalba anunciou investimentos para a UERN


A chefe do Executivo Estadual, que também é chanceler da UERN, falou sobre a atuação de Milton Marques como reitor e pediu o apoio da bancada federal para fortalecer ainda mais a UERN no mandato atual. “Nós estamos no caminho certo. Somos audaciosos e inovadores, mas precisamos da união da bancada federal para definir as emendas coletivas para a destinação da verba. Como governadora, gostaria de ver que a UERN tenha o mesmo tratamento de uma universidade federal”, disse Rosalba Ciarlini.
Na ocasião, a governadora garantiu boas notícias para a instituição. Na solenidade, foi assinado um convênio que garante, inicialmente, 300 bolsas de estágio de um salário mínimo para alunos concluintes de graduação, um valor superior a R$ 200 mil por mês. O convênio será ampliado com a inclusão da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Além disso, uma rede de ônibus escolares será estruturada para auxiliar alunos e professores na realização de aulas de campo, bem como será montada uma rede de mobilidade intermunicipal.
Outra ação é o apoio que o Governo do RN dará ao Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software de Mossoró, que está sendo erguido com a parceria do FINEP e UERN. A união colocará Mossoró na rota do desenvolvimento tecnológico. Na ocasião, ainda foi anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini a implementação do tão sonhado Laboratório do Sal, que terá R$ 500 mil de investimentos apenas em equipamentos.

Grande Caçada de Natal-Touros é sucesso de público

Com uma programação toda voltada a conscientização no uso racional da água, a Grande Caçada dos Distritos Natal/Touros que aconteceu no período de 13 a 15 de setembro em Monte Alegre, foi um sucesso de público e deixou os participantes super satisfeitos.
No primeiro dia, os lobinhos participaram de uma palestra educativa organizada por técnicos da CAERN, com direito a teatro de fantoches. No sábado, mesmo com um dia inteiro de atividades, os lobinhos ainda participaram de um desfile de fantasias e coroaram a noite com uma festa bastante animada. Nesse mesmo dia foi grande a emoção do lobinho Antonio Flávio, do 52/RN GE Henrique Castriciano. Ele não segurou as lágrimas ao ganhar o grau máximo para um lobinho, o distintivo Cruzeiro do Sul. A emoção foi geral, mas como lobinho é sempre alegre, logo ele já estava sorrindo e se confraternizando com seus amigos e chefes. O domingo não deixou por menos, após um período intenso de atividades, os lobinhos viveram um encerramento com premiações, brincadeiras, flashes dos fotógrafos de plantão e muita alegria.  Culminou com a festa de Antonio Flávio, promovida pelos chefes e pais do lobinho, Analéia e André.

Sem dúvida foi um acampamento que vai ficar na história para todos os 150 participantes. Mas como a temporada de Grandes Caçadas está apenas começando, o chefe Romualdo Martins, responsável pelo evento de Cruzeta, já está com tudo pronto para o grande evento que vai abalar o Seridó norte-rio-grandense, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Caça Livre, nos vemos em Cruzeta lobinhos.


 Confira as imagens deste grande evento

Deputada Fátima Bezerra ganha prêmio do Congresso em Foco


fatima_congresso_foco_370Tapete vermelho para os parlamentares que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Legislativo. A festa foi realizada quinta-feira (26), no Unique Palace, em Brasília, a premiação da oitava edição do Prêmio Congresso em Foco. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi a única Potiguar homenageada na solenidade. Votação que elegeu os melhores parlamentares foi realizada pela internet entre 9 de julho e 9 de setembro de 2013.
Na votação, Fátima Bezerra concorreu ao prêmio na categoria “Destaque na Defesa da Educação”. Além disso, dos 513 deputados que compõem a Câmara Federal, Fátima ficou na lista dos 40 mais bem avaliados.
"Quero inicialmente agradecer os jornalistas e internautas que votaram no meu nome, a bancada do PT, meu partido e a minha equipe pelo empenho e trabalho coletivo. Agradeço também os movimentos sociais, parceiros na ousadia por manter acesa a esperança e o compromisso em prol da educação pública. Recebo essa homenagem reafirmando meu compromisso de honrar cada voto recebido e de incentivo para me esforçar mais ainda na luta em defesa da educação do nosso Rio Grande do Norte e do nosso Brasil”, agradeceu a deputada.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.

Fonte: nominuto.com

Seniores e Guias podem concorrer a bolsa em colégio no exterior


Seniores e Guias podem concorrer a bolsa em colégio no exterior
Você que é Sênior e Guia não pode perder essa oportunidade de estudar fora.  A United World Colleges (Colégios do Mundo Unidos) está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas 2014. Jovens que estejam cursando a primeira série do ensino médio e que tenham entre 15 e 18 anos podem se inscrever pelo site http://inscricoesonline.uwc.org.br/.


O processo seletivo é realizado em três etapas, sendo a primeira um exame escrito, a segunda uma entrevista e a terceira um convívio durante um final de semana em uma chácara.

A UWC [http://www.uwc.org.br/] é uma organização sem fins lucrativos com 13 escolas e colégios em diferentes países. O objetivo da organização é bem parecido com os objetivos do Movimento Escoteiro, são eles: contribuir para a formação de cidadãos globais responsáveis, com consciência política e ambiental, compromissados com os ideais de paz, justiça, compreensão e cooperação, e com a implementação destes ideais por meio da ação e de exemplos pessoais.

Não perca essa oportunidade!

Sósia de Bruna Marquezine, candidata de Mato Grosso é eleita Miss Brasil 2013

A miss Rio Grande do Norte, Cristina Alves, ficou entre as dez mais finalistas.


A candidata de Mato Grosso, Jakelyne Oliveira, foi eleita Miss Brasil 2013 na noite deste sábado (28), ela é a 59ª mulher mais bela do país. A miss Rio Grande do Norte, Cristina Alves, ficou entre as dez mais finalistas.
A vencedora Jakelyne Oliveira irá nos representar no Miss Universo 2013, na Rússia, em 9 de novembro. A bela tem 20 anos, 57 kg, 1,76m, é estudante e modelo, considera-se humilde e perfeccionista, é fã de Jorge e Mateus e sua miss inesquecível é Marcia Gabrielle, Miss Brasil 1985.
Em segundo lugar, ficou a Miss Minas Gerais e em terceiro lugar, a Miss Bahia. Ainda estavam no top 5 Paraná e São Paulo. As cinco mais belas responderam perguntas feitas pelos jurados.
As 10 finalistas foram Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Todas elas tiveram um vídeo pessoal apresentado no concurso.
O top 15 foi composto por: Sergipe, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (votação popular). A Miss Espírito Santo foi eleita Miss Simpatia, escolhida pelas próprias beldades.


Um protesto do lado de fora também marcou o concurso. Segundo a colunista do UOL, Camila Serakides, que esteve por lá, "pai e mãe de miss não puderam entrar para assistir. Houve quebradeira e gritaria".
A eleita vai representar o Brasil no Miss Universo e tentar quebrar um jejum de 44 anos sem vencer. As duas únicas brasileiras que levaram a coroa de mais bela do mundo foram a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
Os apresentadores foram a Miss Brasil 1999, Renata Fan, e o ator Sérgio Marone. "Ser escolhida como apresentadora foi um casamento perfeito em um momento excelente, tanto para a emissora quanto para mim. Minha experiência como Miss Brasil é um grande diferencial. Estou bastante empolgada", contou Renata.
As candidatas desfilaram em cinco trajes diferentes: típico, casual, biquíni, gala e maiô, com o qual a ganhadora foi coroada. Toda a coreografia do certame foi elaborada pelo americano Michael Schwandt, que também trabalha para o Miss EUA e Miss Universo desde 2008.
Inspiradas nas riquezas de Minas Gerais --no ouro, no minério e no barroco-- as roupas de gala das beldades foram confeccionadas pelo estilista mineiro Alexandre Dutra. As peças variaram em tons de dourado, nude, prata e verde, acompanhadas de muita renda, tela, tule, brilhos e pedras variadas.
No primeiro bloco, 14 candidatas foram escolhidas pelo júri técnico e seguiram na disputa pelo título. O desfile de traje típico foi o primeiro a ser mostrado, a vencedora foi a Miss Goiás. A 15ª finalista foi o público quem elegeu através de votação pela internet, a Miss Mato Grosso do Sul.
Em seguida, o júri artístico escolheu as 10 semifinalistas após o desfile em traje de gala. As 10 desfilaram de biquíni e maiô. Na etapa seguinte, cinco misses foram eliminadas, restando apenas outras cinco, que passaram por uma prova que analisa simpatia, inteligência e oratória.

 
Além de uma coroa avaliada em R$ 12 mil, a eleita vai levar o vestido de gala e um carro zero. A segunda e a terceira colocadas embarcam, com tudo pago, a Riviera Nayarit, no México.
O júri técnico foi composto por Gabriela Fagliari, diretora de projetos da Enter (empresa produtora do Miss Brasil); Kátia Lage, assessora de comunicação da Prominas; Michael Schwandt, coreógrafo; Pedro Muraro, designer de joias e Viviani Negocia, coordenadora de projetos da Enter.
Do júri artístico, fizeram parte Sabrina Sato, apresentadora e repórter; Talytha Pugliesi, top model; Rita Batista, apresentadora; Matheus Massafera, stylist e apresentador; Vitor Dzenk, estilista; Tancredo Augusto Tolentino Neves, presidente da Prominas; Paulo Borges, diretor criativo da São Paulo Fashion Week e da Fashion Rio; Paulo César Oliveira, colunista social; e Jacqueline Meirelles, empresária e Miss Brasil 1987.

Fonte: UOL