terça-feira, 5 de março de 2013

Em Assu, candidatas à reitoria da UERN apresentam propostas de descentralização

candidatas UERN assu

A UERN está presente em dezessete cidades e esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas para a gestão da universidade. Na manhã desta terça-feira (5), as professoras Ana Dantas e Gláucia Russo visitaram o Campus de Assu, onde defenderam a descentralização administrativa da UERN.
“Hoje, os alunos concluintes dos campi avançados precisam se deslocar até Mossoró para assinar e receber seu diploma, por exemplo, se uma lâmpada queima ou falta papel no Campus de Assu, só o almoxarifado do Campus Central poderá repor o estoque. Por isso a gente defende a descentralização também da distribuição de materiais”, observa Ana Dantas ao enfatizar que além de prejudicar o funcionamento da unidade, o modelo atual é mais dispendioso.
As candidatas também propõem a aquisição de pelo menos um micro-ônibus para cada campus, a fim de garantir a participação dos estudantes em aulas de campo e eventos científicos, sócio-políticos e culturais. Outra proposta é a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), custeado inteiramente pelo MEC, para agilizar procedimentos como a emissão de documentos, cadastro de turmas, trancamento de disciplinas e outros.

Reservatórios da região do Seridó estão com menos de 50% da capacidade total

Cerca de 39 reservatórios dos 46 que abastecem os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com volume de água abaixo dos 50%. A situação é preocupante porque as previsões meteorológicas apontam para chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013.
A situação é mais delicada se analisarmos as ações em discussão. Em caso de escassez de chuva, o Governo do Estado aposta em uma única alternativa para evitar o colapso no fornecimento de água à população: racionamento.
Confira o índice dos principais reservatórios da região do Seridó:
Açude Itans (Caicó) – 28,43%
Boqueirão(Parelhas) – 31,11%
Carnaúba (São João do Sabugi) – 15,71%
Cruzeta (Cruzeta) – 15,58%
Marechal Dutra(Acari) – 32,74%
Esguicho(Ouro Branco) – 20,69%
Açude Itans de Caicó
Açude Itans de Caicó
 

Ricardo Motta defende criação de Campus da UERN em Nova Cruz

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá apresentar um requerimento ao Governo do Estado e a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a transformação do Núcleo da UERN na Cidade de Nova Cruz em um Campus Universitário. O requerimento atende ao pedido de uma comissão de estudantes da cidade, que participou de uma audiência na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (05), com a presença da deputada Márcia Maia (PSB).
Atualmente o Núcleo da UERN em Nova Cruz, na Região Agreste do Estado, conta com cerca de 200 alunos nos cursos de Direito e Ciências da Computação. Com a transformação em Campus, o que vai exigir investimentos de R$ 7 milhões anuais, serão ofertadas novas vagas em outras áreas acadêmicas. “Vamos fazer uma solicitação oficial ao Governo do Estado para atender os estudantes da região com a oferta de ensino superior”, garantiu o deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia.
a47952c8d2bb9477d9c7e22374a180b3

Governo garante parceria com TRE para cadastramento biométrico em 40 municípios

rosalba TREMais de um milhão de eleitores potiguares serão cadastrados

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na tarde desta terça-feira (5), a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, João Batista Rebouças, e do vice-presidente e corregedor eleitoral, Amílcar Maia, que apresentaram o projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica e o devido cronograma para cadastramento.
Ao final desta nova etapa do projeto, o Rio Grande do Norte será o estado brasileiro com maior número de municípios revisados biometricamente, o que corresponderá a 54% do eleitorado potiguar, incluindo os maiores colégios eleitorais que são Natal e Mossoró.
Durante a audiência, a governadora garantiu que o Governo do Estado irá apoiar o TRE disponibilizando espaços públicos para a instalação de pontos de atendimento para cadastramento biométrico, além de segurança para estes locais. “Este projeto é muito importante porque mostra que o Rio Grande do Norte avança cada vez mais na modernidade para dar mais segurança ao processo eleitoral. O Governo do Estado será parceiro nesse projeto e apoiará o TRE”, afirmou Rosalba Ciarlini.
Na primeira etapa do projeto, realizada no ano anterior, foram cadastrados 14 municípios do Estado, nos quais o cadastramento biométrico já foi utilizado na última eleição. Nesta segunda etapa, mais 40 municípios serão cadastrados, o que tornará o RN o estado com maior abrangência em número de municípios revisados, atingindo mais de um milhão de eleitores.

Adão lança João como vice de Henrique para o governo


Henrique eJoão
Henrique e João
O vereador Adão Eridan, do PR, está defendendo uma chapa majoritária formada por Henrique Eduardo (governador/PMDB), João Maia (vice-governador/PR) e Fátima Bezerra (senadora/PT).
De acordo com o vereador, caso essa chapa seja efetivada, será imbatível nas eleições de 2014, pelo potencial eleitoral que dispõem as duas legendas – PMDB e PR – partidos que juntos somam um total de 61 prefeitos, dezenas de vice-prefeitos e centenas de vereadores em todo o Estado. “Essa chapa só poderá ser viabilizada se ocorrer o rompimento político do PMDB e do PR com o governo Rosalba Ciarlini”, lembra o vereador, acrescentando que o PSB da vice-prefeita Wilma de Faria, também poderá compor essa aliança oposicionista.
Jornal de Hoje