Brasília – O boom turístico vivido pelo Brasil tem sido
fortemente impulsionado pelos grandes eventos mundiais sediados no país
que trouxeram, com os visitantes de todo o mundo, duras críticas à
qualidade de serviços básicos do setor. Apenas neste ano, o Brasil
recebeu a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
e, na agenda para 2014 e 2016, o número de turistas domésticos e
estrangeiros deve se multiplicar, com a Copa do Mundo e os Jogos
Olímpicos do Rio de Janeiro.
No ano passado, o setor movimentou R$ 247 bilhões. O valor superou as
marcas de 2011 (R$ 238 bilhões) e de 2010 (R$ 228 bilhões).
Especialistas dos setores público e privado consideram esses grandes
eventos mundiais uma oportunidade para o país se consolidar como destino
de muitos turistas no pós-2016, se a impressão deles sobre o país for
positiva.
Mas a experiência vivida por algumas cidades que sediaram jogos da
Copa das Confederações, em junho, deixou claro, por exemplo, que a
sinalização nos principais destinos procurados pelos viajantes precisa
ser melhorada. A deficiência, e até mesmo ausência de placas e outras
formas de indicação de lugares, foi um dos itens mais criticados por
turistas estrangeiros que responderam uma pesquisa do Ministério do
Turismo.
Em outro levantamento contratado pelo governo, mais de 20% dos
brasileiros que viajaram pelo país em 2011 classificaram como ruim a
sinalização turística nos destinos nacionais. A mesma pesquisa mostrou
que, para os estrangeiros que avaliaram, no mesmo ano, 16 serviços
turísticos, a sinalização das cidades ocupa a 12ª posição, superando
apenas as críticas atribuídas à qualidade dos aeroportos, aos serviços
de telefonia e à internet, às condições das rodovias e aos preços.
No ano passado, o governo federal destinou R$ 38,5 milhões para que
as cidades-sede da Copa do Mundo investissem em sinalização turística.
Na semana passada, o Ministério do Turismo anunciou que R$ 19 milhões
foram reservados para a colocação de placas indicativas, desta vez, nas
cidades históricas. Mais de 30 destinos, em 17 estados, vão receber
ajuda financeira para adequar esses mecanismos de comunicação aos
padrões internacionais.

Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e
outras cidades de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro vão
receber R$ 5,5 milhões. No Centro-Oeste, os municípios de Corumbá, em
Mato Grosso do Sul, e Goiás e Goiânia, em Goiás, vão dividir o bolo de
R$ 2 milhões. Na Região Norte, Belém contará com R$ 1 milhão para
investir em sinalização turística.
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil