sexta-feira, 26 de julho de 2013

SNJ participa do debate “A Juventude quer Viver” na JMJ

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, participa do espaço Tenda das Juventudes, na manhã desta terça-feira (23/7), onde irá debater o tema “A Juventude quer Viver”.
A frase traduz uma das principais pautas da agenda juvenil,  que consiste no combate à  violência e defesa da vida dos jovens brasileiros.  A proposta dos organizadores é que esta pauta seja levada aos jovens de todas as partes do mundo que estão presentes na Jornada Mundial de Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro, mobilizando-os para o debate sobre a banalização da violência, que no Brasil atinge, em especial, os jovens negros.  
A questão da violência contra os jovens , sobretudo os jovens negros, levou o governo federal a lançar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva, que é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O Plano foi implementado inicialmente em Alagoas, em setembro de 2012, e em 2013 será estendido ao Distrito Federal e aos estados da Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará. O Juventude Viva reúne ações de onze Ministérios e conta com a parceria da sociedade civil e dos governos estaduais e municipais, em um esforço conjunto para reduzir os índices de mortalidade da população jovem em todo o país, sobretudo nos 132 municípios que lideram esses índices.
Criada por organizações da sociedade civil, ligadas à Igreja e à agenda juvenil, a Tenda é um espaço de acolhida, formação, celebração, diálogo e convivências das mais diversas juventudes presentes à Jornada Mundial. Segundo seus idealizadores, o objetivo foi mobilizar os participantes da Jornada para a luta e defesa da vida dos jovens, provocando uma reflexão sobre a realidade atual e as políticas públicas existentes para o segmento.  A Tenda acontecerá no período de 22 a 26 de julho, no Galpão do Comitê Rio Ação da Cidadania, no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro/RJ. A programação contará com outras mesas temáticas, celebrações e momentos orantes, exposições, apresentações culturais, entre outras atrações. Destaca-se ainda o espaço em memória dos mártires da caminhada, denominado Santuário dos Mártires.
Além da violência contra os jovens, serão abordados temas como: justiça e transição, memória e compromisso; desafios socioambientais da humanidade e a juventude; crise econômica, direitos sociais e juventudes; tráfico de pessoas; juventudes, cultura, comunicação e direitos humanos; civilização do amor e a evangelização da juventude na América latina; e solidariedade.
A atividade está sendo organizada pela Pastoral da Juventude, Cáritas Brasileira, Juventude Frasciscana, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, REJU – Rede Ecumênica da Juventude, Irmandade dos Mártires da Caminhada, Setor Pastoral da PUC/RJ. Com a parceria do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; da Superintendência de Juventude do Governo do RJ; da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal; e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, entre outras organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário