quinta-feira, 6 de junho de 2013

Operários da Arena passam mal

Aproximadamente cem operários que trabalham na construção da Arena das Dunas passaram mal na manhã de ontem. Os funcionários apresentaram quadro de náuseas, sudorese, vômito e diarreia poucas horas após ingerir o café da manhã que é fornecido dentro da própria obra. Os doentes foram levados para, pelo menos, três unidades de saúde: Hospital dos Pescadores, Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Posto de Saúde em Cidade Satélite. Após receberem medicação, os funcionários foram liberados.
adriano abreuParte dos funcionários esteve no Hospital dos PescadoresParte dos funcionários esteve no Hospital dos Pescadores

Diariamente, são servidas mais de três mil refeições na Arena das Dunas, produzidas, na própria obra, por uma empresa terceirizada sob a supervisão de nutricionistas do consórcio responsável pela construção. No café da manhã, são aproximadamente mil operários que se alimentam no local, enquanto 1.600 participam do almoço e 600 do jantar. Ontem, segundo informações dos operários, foi servido cuscuz com salsicha, verdura, pão e carne de sol desfiada no café da manhã. O pedreiro Luís Pimentel, 47 anos, foi medicado no Posto de Cidade Satélite e acredita que o problema foi com a carne. “Eu comi só pão com carne. E o pessoal que está aqui também comeu a mesma coisa. Acho que a carne estava com algum problema”, contou.


O médico que atendeu 31 operários no Hospital dos Pescadores, Luiz Menguita, diagnosticou os pacientes com o quadro de gastroenterite - “infecção intestinal”. O médio associa a doença à ingestão de algum alimento mal produzido. “A doença é causada por alguma bactéria que estava na comida. Em cozinhas que produzem uma grande quantidade de alimento, é preciso controle total de limpeza”, afirmou.


Emanuel AmaralOutros trabalhadores foram atendidos no Cidade SatéliteOutros trabalhadores foram atendidos no Cidade Satélite
Segundo o gerente de marketing da Arena das Dunas, Arthur Couto, o alimento foi recolhido para análise. “Foi a primeira vez que algo dessa natureza ocorreu. O material foi recolhido e encaminhado para laboratório para que passe por análise”, explicou.

O estádio de Natal, Arena Dunas, atingiu 71,16% de conclusão, com este novo número, a obra se equipara as da Arena Corinthians e Beira-Rio. Os dados são relativos ao final do mês de maio e foi divulgado pelo gerente de marketing do consórcio responsável pela obra, Arthur Couto. As arquibancadas superiores estão sendo concluídas e a montagem da cobertura do estádio deve ser iniciada a partir deste mês. Além disso, está sendo realizada a escavação para a instalação da tubulação para drenagem do local. Os guindastes já foram retirados da área do futuro gramado, que deve ser plantado em agosto.


Telefonia


A menos de 15 dias para o início da Copa das Confederações, não está completamente instalada a cobertura de telefonia nas arenas que receberão os jogos. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Segundo o diretor Carlos Duprat, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, está entre elas. Na avaliação do sindicato, só se pode dizer que os serviços estão “em implantação”.


“Não posso adiantar que 100% (das instalações) estarão concluída no prazo, porém, tudo está sendo feito neste sentido”, disse Duprat. Segundo ele, os estádios deveriam ter sido abertos para as empresas de telefonia 120 dias antes das inaugurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário