quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cinquenta feridos em Fortaleza

Fortaleza – Clima tenso na manifestação de jovens em Fortaleza, que começou no início da tarde de ontem, pouco tempo antes do início do jogo entre Brasil e México, na Copa das Confederações. O protesto tinha em sua maioria jovens de cara pintada em verde e amarelo e cobertos com bandeiras do Brasil e começou a ser realizado no início da Avenida Alberto Craveiro, principal acesso à Arena Castelão onde ocorreu a partida de futebol.

No embate do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento Mais Pão, Menos Circo, oito PMs também ficaram feridosNo embate do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento Mais Pão, Menos Circo, oito PMs também ficaram feridos

O movimento teve confronto entre os manifestantes e a Polícia Militar. O saldo do embate do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento “Mais Pão, Menos Circo” - que protestava contra a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil - foi de oito policiais militares feridos, dois jornalistas atingidos, dezenas de manifestantes feridos com balas de borracha e uma viatura da Autarquia de Trânsito incendiada.

O confronto vitimou pelo menos 50 pessoas que foram atingidas por balas de borracha e spray pimenta, além de serem pisoteadas. O clima foi de tensão. Os manifestantes insistiam em avançar até a esplanada da Arena Castelão. Os manifestantes estavam com escudos que improvisaram com tábuas dos tapumes da obra de alargamento da Alberto Craveiro. Os policiais foram alvejados por integrantes do protesto com pedras e paus.


Os participantes queriam sair em passeata até a esplanada do Castelão, mas o batalhão de choque da Polícia Militar já estava posicionado para impedir a passagem do movimento. Mesmo assim, o protesto avançou sobre a barreira policial composta de 300 militares de choque. Estima-se que 30 mil pessoas participaram da manifestação.


Antes de irem embora os manifestantes do movimento “Mais Pão, Menos Circo” deixaram um rastro de destruição no entorno da Arena Castelão. Foram destruídas placas de boas vindas para a Copa das Confederações, placas de obras de mobilidade urbana e vasos colocados nos canteiros dos acessos ao estádio, onde o Brasil ganhou por 2 a 0 do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário