oão Maria Alves
Comperva ainda não tem previsão da data para o resultado do vestibular
O modelo tradicional de vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chegou a fim, agora, a expectava dos 24.495 ou 85,61% dos candidatos inicialmente inscritos, terão de esperar pelo resultado final do concurso para ingresso em uma das 3.015 vagas dos 84 cursos daquela instituição de ensino superior, a ser divulgado em janeiro de 2013.
"Vamos partir para a correção das provas, mas não temos ainda uma data definida para divulgação do resultado do vestibular", informou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), professora Magda Pinheiro.
No terceiro dia do vestibular, encerrado no começo da tarde de ontem, apenas 192 candidatos faltaram a prova discursiva, totalizando 4.119 faltosos: "O índice é considerado normal, porque a gente trabalha na expectativa de 15%".
Outro dado que Magda Pinheiro considerou importante e demonstra que o vestibular 2012 da UFRN transcorreu dentro da tranquilidade e normalidade esperada, foi o fato de que apenas quatro anos candidatos foram eliminados nos três dias de concurso vestibular, todos porque estavam portanto celular, o que era proibido pela Comperve.
Segundo ela, no primeiro dia foram eliminados dois e um na segunda e outro ontem, que foi também foi flagrado com o celular. Para ela, é um número insignificante, diante do universo de 28.614 candidatos inscritos para o vestibular.
A servidora pública federal Amália de Faria esperava a filha que fez vestibular para Medicina, embora já esteja cursando faculdade de Jornalismo, na UFRN. "Ela viu que amava o jornalismo, mas não para atuar, ela achava Medicina uma profissão bonita e sempre viu com bons olhos a Medicina porque pode atuar e atuar mais próximas das pessoas", disse a mãe da vestibulanda.
Amária de Faria disse, ainda, que a filha "tem fé" na aprovação do vestibular, mas fazendo a ressalva que só estudou seis meses em cursinho - "o que é muito pouco" - para um vestibular de Medicina, por ser o curso mais concorrido da UFRN, que tem 50 vagas e 3.622 candidatos, o que dá 72,44 candidatos disputando uma vaga.
A estudante do IFRN de Pau dos Ferros, onde faz o curso de Alimentos, Tayna Rego disse que também fez o vestibular pela primeira vez, para medicina, e tinha muita fé num bom resultado, até porque considerou que se saiu bem na prova discursiva: "Todas as questões estavam boas, resumidas e explícitas para os concursados, quem estudou fez uma boa prova".
Candidatos que participaram do vestibular a primeira vez, também fizeram "mais por experiência", como foi o caso de Vitor Rafael de Azevedo Medeiros, 20 anos, que está tentando uma vaga para o curso de licenciatura de Música.
Ele disse que "estudou pouco" para o vestibular, assim mesmo considerou que o melhor dia de prova foi o primeiro, o domingo.
Elaine Romeida Maia, 16 anos, também se submeteu ao primeiro vestibular da UFRN. "Renunciei a tudo para estudar, inclusive à noite", disse ela, confiante, porque também acha que realizou "uma boa prova de redação", que normalmente é que mais elimina candidatos, embora o tema, "redes sociais" na internet, tenha muito a ver com a juventude atual.
Números do vestibular 2012 da UFRN
28.614 candidatos inscritos
24.495 candidatos fizeram provas
4.119 candidatos faltosos
14,39% é o percentual de faltosos
(Fonte - Comperve)
Nenhum comentário:
Postar um comentário