segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jovens escoteiros levarão o nome de Erechim em concurso promovido pela UNESCO

Projeto ambiental desenvolvido pelos escoteiros do grupo Tupinambás representará o Brasil em programa da ONU. Prefeito encaminhou uma mensagem ao grupo e destacou a importância do trabalho realizado pela instituição

Jovens escoteiros levarão o nome de Erechim em concurso promovido pela UNESCO
Equipe dos escoteiros Tupinambás acompanhados pelo chefe Paulo, estiveram visitando e expondo o projeto “Lavagem e Devolução de Embalagens de Agrotóxicos” ao prefeito Paulo Polis e ao secretário de Meio Ambiente Mário Rossi
Jovens do 44º Grupo Escoteiro Tupinambás de Erechim, estiveram na manhã da última quinta-feira (3-05) visitando o prefeito Paulo Polis, onde juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente Mário Rossi receberam o ofício de apresentação do grupo à comissão avaliadora, souvenirs, camisetas personalizadas, e materiais que contam a história e desenvolvimento de Erechim, que serão entregues aos demais países participantes do concurso como China, Croacia, Egito, Fiji, Índia, Macedônia, Ilha de Man, Paraguai, Rússia, Tanzania, Turquia e Estados Unidos.
Os jovens escoteiros serão os representantes do Brasil no concurso que está relacionado ao objetivo de número 7 das prioridades do milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas, cujo tema é garantir a sustentabilidade ambiental. Segundo o coordenador da equipe Paulo Roberto Hübner, “o concurso tem por objetivo premiar jovens na faixa etária entre 13 e 16 anos que tenham seus próprios projetos ambientais”, destacou.
O projeto desenvolvido pelo grupo erechinense intitulado “Lavagem e Devolução de Embalagens de Agrotóxicos”, tem o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e visa conscientizar os pequenos agricultores para não reutilizarem as embalagens de agrotóxicos, nem descartá-las no ambiente. Além disso, a equipe realizou a entrega de folders com orientações sobre a legislação ambiental, e os procedimentos de lavagem e devolução das mesmas. A equipe também levou orientações sobre os perigos da utilização de agrotóxicos contrabandeados, bem como a correta utilização dos equipamentos de proteção individual.
Com a elaboração do projeto, os jovens erechinenses obtiveram reconhecimento internacional ao participarem de um concurso promovido pela UNESCO em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sendo selecionado entre as 12 melhores propostas que tratam de questões ambientais. Participaram 243 projetos de 45 países.
Para o prefeito Paulo Polis, “como é bom sermos referência mundial mais uma vez, o trabalho desenvolvido pelas entidades cívicas em nossa cidade é de suma importância no desenvolvimento de nossos jovens, estão todos de parabéns e saibam que já são vitoriosos pois desenvolveram um projeto sensacional de consciência ambiental”, destacou.
A equipe é formada por Ellyen Mara Tobaldini, Luciano Ribeiro Batistel, Rodolfo Carlos Petzhold Júnior, Igor Rosset, Leonardo Paini Pavlak e coordenado pelo chefe Paulo Roberto Hübner. A equipe estará representando o país na cidade de Gotemburgo na Suécia dentre os dias 1 a 6 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário