quarta-feira, 25 de abril de 2012

UEB RN assina Termo de Cooperação com Tribunal de Contas do Estado

UEB RN assina Termo de Cooperação com Tribunal de Contas do Estado

Na manhã do dia 23 de abril os Escoteiros do Rio Grande do Norte tiveram mais um motivo para comemorar. Além da celebração pelo Dia Mundial do Escoteiro, a UEB RN, através de sua Diretoria Regional, assinou um Termo de Cooperação com o Tribunal de Contas do Estado.  O Acordo tem como objetivo promover o fortalecimento do controle social, estimulando a participação das crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas beneficiadas pelo Projeto Escotismo nas Escolas.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente do TCE-RN, Valério Mesquita, e o Diretor Presidente da UEB RN, Carlos Roberto Pinto Lopes, numa solenidade no Auditório do Tribunal, e contou ainda com a presença do Diretor da Escola de Contas, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, da Coordenadora da Escola de Contas, Marlúsia Saldanha, da Coordenadora da Ouvidoria, Zênia Maria Chaves L. de Alcântara e da Secretária do Controle Externo, Michelle Gomes, além de Dirigentes Regionais, funcionários e lideranças do Escotismo potiguar.
O Termo de Cooperação teve origem em um projeto criado em consonância com a disciplina de educação fiscal e será iniciado por Natal e ampliado para os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Macau e Caicó.
Na prática, o Tribunal entra com a capacitação dos grupos escoteiros e a produção de material educativo, através da Escola de Contas e da Ouvidoria, e os escoteiros entram com a disseminação da informação, dentro do trabalho de educação fiscal realizado no projeto “Escotismo nas Escolas Estaduais”, que vem sendo realizado junto à Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN.
A solenidade foi iniciada pelo presidente da UEB RN, Carlos Pinto, lembrando da importância do movimento escoteiro ao longo do tempo, sensibilizando e mobilizando as pessoas para ações positivas na sociedade e levando o lema “sempre alerta” para as diversas comunidades. “A proposta é estimular o protagonismo juvenil, estimulando as crianças, adolescentes e jovens a trabalhar a cidadania como ferramenta de transformação social, levando para as comunidades um conhecimento significativo.”
“Trata-se de um projeto pioneiro no Tribunal de Contas, que deverá trazer um resultado social de muita relevância.”, enfatizou a coordenadora da Escola de Contas, Marlusia Saldanha.
Encerrando a solenidade, o presidente do TCE, Valério Mesquita, lembrou dos professores Henrique Castriciano e Luiz Soares, que iniciaram o escotismo no estado, e a importância do movimento, sobretudo num momento “em que há denúncias de corrupção em todo o país”. Para o presidente, muitas das mazelas observadas ocorrem pela falta de conhecimento. “Muitas pessoas não sabem como o TCE funciona, o trabalho que é realizado e que também podem fazer denúncias. Com a colaboração dos quase 6.000 escoteiros do RN, essa informação será ampliada nas escolas de todo o estado, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida”, disse.
Em breve serão iniciadas ações nos Grupos Escoteiros para concretização da cidadania participativa, através de mobilizações sobre a importância do controle da gestão pública.
 www.gesp29rn.org.br
http://www.uebrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário