terça-feira, 5 de agosto de 2014

Encontro Regional do Conselho Consultivo realizado com sucesso.


Neste final de semana, entre os dias 02 e 03 de agosto, aconteceu em Natal o Encontro Regional do Conselho Consultivo, que reuniu presidentes e representantes de 74 Grupos Escoteiros do Estado do Rio Grande do Norte.

O Encontro Regional do Conselho Consultivo, teve por objetivo uma reunião com todos os grupos escoteiros do estado, para juntos construirmos o escotismo que queremos no Rio Grande do Norte.

No primeiro dia do Encontro o Presidente da região escoteira, Ivan Alves do Nascimento, apresentou os objetivos e recursos do projeto Escotismo nas Escolas para 2014/2015, e a importância deste convênio com a Secretaria do Estado de Educação e Cultura do RN enfatizando a parceria com as escolas, e o quanto isto é importante para o crescimento dos grupos escoteiros e o maior alcance de crianças beneficiadas, além disso, a prática de ações que podem ser desenvolvidas para a sustentabilidade dos grupos escoteiros, além da capacitação de adultos, por meio de atividades e cursos, que também são objetivos do projeto, bem como a aquisição de livros pedagógicos para os adultos trabalharem cada vez melhor com os jovens beneficiados pelo projeto.

No Encontro, o Gerente do projeto, Herbert Emmanuel falou sobre as metas do Projeto Escotismo nas Escolas, da capacitação dos adultos, proposta do acampamento escolar e outras atividades, e como será o acompanhamento de todos os profissionais, para que o projeto atenda cada objetivo nele escrito. Na oportunidade, Renata Nascimento, Diretora Regional de Formação, apresentou o calendário de cursos, as formas de participação e o quanto é importante o curso para os adultos do movimento escoteiro.

Ainda no primeiro dia do evento, contamos com uma conversa sobre a comunicação dos Escoteiros do RN, Pedro Henrique, Diretor de Comunicação, apresentou as propostas, os canais oficiais dos Escoteiros do RN, e a importância dos grupos escoteiros do RN cadastrarem as atividades no SIGUE (Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras), com isso a equipe de comunicação conseguirá ter um maior numero de noticias para publicação.

 Na noite do Sábado (02/08), o Jantar Festivo contou com o lançamento do Projeto “Ler Cria Mundos” que busca incentivar a leitura através da doação e empréstimo de livros. Onde os jovens serão os protagonistas e incentivarão outros jovens a leitura, fazendo a troca de livros, de uma forma que se torne uma biblioteca itinerante. O Projeto já está sendo realizado em nove cidades do RN, e busca ampliar este número gradativamente nos próximos meses.  A Jovem Nivia dos Santos, do 12º GE Professor Luiz Soares, de 16 anos, beneficiada pelo projeto escotismo nas Escolas, fala da importância deste projeto, e o quanto esta feliz por adquirir conhecimento, e proporcionar que outros jovens  também tenham, pois segundo a jovem, a leitura nos leva a bons caminhos.

Após o lançamento do Projeto, a noite festiva continuou com musica ao vivo ao som do Músico Giovanni Montini, encerrando assim o primeiro dia das atividades deste encontro.
No Domingo 03/08, o assunto inicial teve como tema a reorganização dos Distritos Escoteiros, Thiago Simplicio, Diretor de Distritos, coordenou os trabalhos, e juntos, os presidentes juntos definiram as próximas ações da área.

Após isso, Gustavo Firmino, Diretor Adjunto de Eventos, apresentou a proposta do Calendário Regional 2015, que junto com todos os presidentes, finalizou o calendário do próximo ano, continuando com as atividades distritais, opção escolhida pela maioria dos presidentes presentes.

Um tema de bastante dúvida no cenário regional foi apresentado pro Abraão Campelo, Secretário dos Escoteiros do RN, onde explanou sobre o Registro Escoteiro, a importância da utilização do SIGUE e as dúvidas referentes ao tema.

O evento contou com a visita do Vereador da Cidade do Natal/RN, Jacó Jácome, Presidente da União Parlamentar Escoteira do Rio Grande do Norte e o Deputado Estadual Antônio Jácome, onde puderam explanar um pouco do trabalho que estão fazendo em prol do escotismo, e a importância de ter os parlamentares envolvidos em causas que apoiem a juventude.

 A Diretoria Regional agradece cada Presidente ou Representante de Grupo Escoteiro que pode participar do evento, e que contribuiu para as próximas ações dos Escoteiros do Rio Grande do Norte.
Confiram as fotos do evento: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário