sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Juiz cita Luiz Gonzaga ao determinar inelegibilidade da governadora do RN

Decisão do juiz José Herval Sampaio Júnior foi publicada nesta sexta (11).
Sentença também determina nova cassação para a prefeita de Mossoró.

Governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, foram condenadas por abuso de poder político (Foto: Ricardo Araújo/G1 e cedida/assessoria ) 
Governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, foram condenadas por abuso de poder político (Foto: Ricardo Araújo/G1 e cedida/assessoria)
O juiz José Herval Sampaio, da 33ª zona eleitoral, condenou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral municipal de 2012, e determinou a inelegibilidade da chefe do Executivo Estadual por oito anos. Na mesma ação, o magistrado determina a cassação dos mandatos de Cláudia Regina (DEM) e Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente, e a inelegibilidade de ambos também por 8 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça desta sexta-feira (11).

Apesar de determinar a cassação dos mandatos de Cláudia Regina e Wellington, o magistrado não os afastou imediatamente do cargo "por entender desde a primeira condenação que em caso de abuso de poder faz-se necessário a confirmação pelo órgão colegiado". Ou seja, a prefeita de Mossoró e o vice continuam no cargo até o julgamento dos recursos.
O advogado da governadora, Thiago Cortez, informou que irá recorrer da decisão. “O juiz reconhece que Rosalba não participou dos fatos e mesmo assim condena. Não é coerente. Vamos recorrer”, informou. O advogado ressaltou que a governadora não está inelegível porque a decisão só vale depois de transitar em julgado.

De acordo com a ação, o abuso de poder se configura “pela ordem de feitura de um poço em comunidade pobre com fins nitidamente eleitoreiro e sem qualquer comprovação formal dos trâmites legais”. O poço a que se refere o processo foi instalado no assentamento Terra Nova, localizada na zona rural de Mossoró, que, de acordo com o então secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, era uma solicitação de mais de 10 anos dos moradores da localidade.
Na decisão, o juiz ressalta que a perfuração do poço não estava programada. “Mas, tudo bem, o poço foi cavado, e a comunidade agora tem água de qualidade advinda daquela obra. Não! Na verdade, após o pleito e a suposta conclusão da perfuração, o poço foi 'tampado', e pelo menos, até 10 de agosto de 2013, não derramou sequer uma gota d'água em benefício daquele povo tão sofrido”, relatou o magistrado.
Apesar de reconhecer que não há comprovação da participação direta da governadora, o juiz condenou Rosalba Ciarlini "como responsável do abuso de poder comprovado na ação". Claudia Regina e Wellington Filho foram condenados "como beneficiários do citado abuso de poder".
Gonzagão
O juiz ainda fez uma homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, “o homem que melhor cantou a seca nordestina” e incluiu em sua decisão a letra de 'Vozes da Seca'. “É por isso que pidimo proteção a vosmicê/Home pur nóis escuído para as rédias do pudê/(...)Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage/ Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage/Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage/Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage”, diz a música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário