Nesta sexta-feira (4) de outubro se comemora o Dia Nacional do Lobinho. A data foi escolhida por se tratar também do Dia de São Francisco de Assis. Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais, meio ambiente e dos lobinhos. O fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, escolheu pessoalmente os patronos para os diferentes Ramos do Movimento Escoteiro, para o Ramo Lobinho B-P escolheu Francisco de Assis, que viveu na Itália ha mais de oito séculos, e que é lembrado por ter vivido em paz com todos, com a natureza, com os mais pobres e com os que sofrem.
O Ramo Lobinho faz parte do Movimento Escoteiro e compreende as crianças de 7 a 10 anos. Os lobinhos e lobinhas formam a Alcatéia, onde se trabalha o programa educativo, os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o irmão Francisco de Assis, patrono dos lobinhos? Ele nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia.
Mas, em 1206 houve uma reviravolta que mudou para sempre sua vida. Francisco de Assis abandonou tudo, e entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.
Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.
Todo Lobinho e lobinha deve conhecer a história de Francisco de Assis e seguir o exemplo deixado por ele de amor a natureza e aos seus semelhantes.
A região escoteira do Rio Grande do Norte parabeniza todos os lobinhos e lobinhas do Movimento Escoteiro. E declara "sem vocês em nossas vidas, as atividades não teriam a mesma alegria, vivacidade,vocês fazem a diferença e são tão importantes para nós quanto todos os outros ramos", destaca Ivan Alves Nascimento, diretor presidente dos Escoteiros do RN. Melhor Possível!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário