segunda-feira, 29 de julho de 2013

UFRN recebe evento sobre física subnuclear a partir de segunda-feira

Cientistas de instituições de 14 países participam do encontro.
A holografia é o tema do evento, que segue até o dia 9 de agosto.

Cientistas de instituições de 14 países reúnem-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 29 de julho a 9 de agosto, para discutirem sobre aplicações de um dos campos da Teoria de Cordas e gravitação: a holografia. Trata-se do evento "Física dos Hádrons: um desafio para a Holografia", realizado pelo Instituto Internacional de Física (IIF), da UFRN, que acontece no auditório do Departamento de Física Teórica e Experimental, localizado no Campus Central da Universidade.
A programação prevê para primeira semana do evento uma escola introdutória direcionada para estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores da área e um workshop para a segunda semana. A abertura do evento está agendada para as 9h do dia 29. A língua oficial do evento é o inglês, que é a língua comum entre os participantes.
"Os hádrons são partículas subnuclear que estão participando de uma interação forte", explica o físico russo Dmitry Melnikov, professor pesquisador do IIF e um dos organizadores do evento. Já a holografia, em termos de fácil compreensão, seria a representação de algo - que possui suas próprias dimensões no mundo real - em um espaço especulativo com um número maior de dimensões. "Para isso, temos que, necessariamente, usar a teoria da gravitação quântica. E isso nos dá uma vantagem adicional quando se estuda partículas que interagem fortemente entre si".
Melnikov explicou que o primeiro trabalho sobre a ideia geral do princípio holográfico na teoria da gravitação quântica foi publicado por volta de 30 anos atrás, porém a mais moderna formulação sobre o assunto surgiu em 1997, no artigo do físico argentino Juan Maldacena. "Foi um trabalho que apresentou uma formulação específica para o que chamamos de correspondência holográfica", disse o físico.
Para saber mais sobre a correspondência holográfica, o professor Melnikov recomenda a palestra de abertura, ministrada pelo professor Carlos Nuñez, da Universidade de Swansea (Reino Unido). Nuñez fará uma introdução detalhada sobre tal assunto, considerado também como uma valiosa ferramenta matemática para os cientistas.
As inscrições já foram encerradas para os participantes em geral.Porém ainda são permitidas inscrições de estudantes e pesquisadores da UFRN, por se tratar da instituição organizadora.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário