terça-feira, 4 de junho de 2013

RN lança primeira fase da campanha contra aftosa



do lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Foto: Elisa Elsie
A governadora Rosalba Ciarlini, num dia de agenda cheia com a chegada da presidente Dilma Rousseff ao RN, participou, na manhã desta segunda-feira,  do lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Seguindo o protocolo desse tipo de evento, ela aplicou a vacina no primeiro animal.
Ainda este ano, os produtores do Rio Grande do Norte que declararem seus rebanhos durante a primeira etapa da campanha terão, por parte do Instituto de Defesa Agropecuária do estado e da Emater, informações precisas e apoio para formarem seus suportes forrageiros para enfrentarem a possibilidade de secas futuras. E no decorrer do segundo semestre, todas as Guias de Transporte Animal (GTAs) poderão ser feitas  eletronicamente, dispensando o preenchimento manual, a exemplo do que já ocorre com as guias da Defesa Vegetal.
As duas notícias foram dadas hoje pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Júnior Teixeira, durante o lançamento da primeira etapa de campanha, adiada em um mês para dar tempo de recuperação ao que restou do rebanho do estado dizimado pela seca que atingiu severamente o RN no ano passado e em parte deste.
Júnior Teixeira aproveitou para confirmar a recontagem de todo o rebanho potiguar para ajustamento do cadastro do sistema da Secretaria da Agricultura, que estava   desatualizado porque muitos produtores não declararam a morte de animais por vários motivos, para acessar maiores quantidades de milho subsidiado pelo Governo Federal e vendido nos programas de balcão da Conab.
“Depois que ajustarmos nossas informações à realidade, poderemos trabalhar com eficiência para cercar o produtor de apoio para que ele possa ver resultado no seu esforço”, afirmou Júnior Teixeira.
“Será o último lançamento de campanha com o estado na condição de risco médio da aftosa e é um momento histórico para a pecuária do RN”, lembrou o secretário que, junto com o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, recebeu os convidados para o lançamento da campanha de vacinação.
A esperança de Teixeira é levar para o Parque Aristófanes Fernandes o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, no próximo dia sete, durante a 11ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) para o anúncio da mudança de status para livre com vacinação de seis estados nordestinos. Há uma forte oposição do Maranhão para que esse anúncio aconteça em São Luiz, mas       Teixeira está usando o Enel como argumento para que o RN sedie e anúncio.
Com a chegada da presidente Dilma Roussef ao Rio Grande do Norte, o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa sobrecarregou a agenda da governadora, que demorou mais de uma hora e meia para chegar ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Desde as 8 da manhã, porém, boa parte dos convidados já a aguardava na Casa do Criador, onde tradicionalmente acontece a imunização da primeira cabeça de gado.
Repercussões
Para o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, o início da campanha, que antecede a mudança de status para livre com vacinação, resume o que ele chamou de “dever de casa” cumprido.
“Quando os objetivos são definidos e o trabalho para alcançá-los é bem feito o resultado é esse aqui”, afirmou Vieira.
Para o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, o anfitrião, o início da vacinação e a mudança em bloco da condição de risco médio para a de livre com vacinação terá efeitos importantes sobre o futuro da pecuária potiguar.
“É um momento que esperamos por longos 16 anos e que terão reflexos diretos sobre o prestígio da Festa do Boi na medida em que abre as porteiras para a comercialização nacional, dando visibilidade ao trabalho de alto nível desenvolvido por nossos selecionadores”, comentou o presidente da Anorc.
Marcos Aurélio de Sá adiantou, ainda, que a organização da Festa do Boi já iniciará contatos para atrair expositores de outros estados produtores que por estarem sujeitos à quarentena não expunham seus exemplares da Festa do Boi. “Antes tínhamos aqui só criadores da Paraíba e do Ceará por estarem na mesma condição que nós. Mas, agora, podemos aspirar a uma condição mais ambiciosa para construir com o tempo o peso da nossa genética que no passado já foi reconhecida nacionalmente”, afirmou.
Para Eduardo Melo, o leiloeiro oficial do Rio Grande Norte, as portas se reabriram para os grandes negócios. Mas ele acha que será uma tarefa longa – uma década – para recolocar o estado nesse caminho, uma vez que a seca praticamente dizimou o rebanho potiguar. “É um recomeço sim, mas é muito bom que estejamos nele”, disse.
O delegado do Ministério da Agricultura do RN, Orlando Procópio, foi otimista. “O lançamento da primeira etapa da campanha da aftosa é o início de uma série de mudanças muito aguardadas pelos produtores que amargaram nos últimos meses uma das piores secas de que se tem notícia”, afirmou, ao acrescentar: “Estamos presenciando o começo do que pode ser o de novos tempos para a pecuária”.
O presidente da Emater, Henderson Magalhães Abreu, o “Major”, cuja entidade recebeu simbolicamente hoje 42 carros novos para o serviço em parte de seus 143 escritórios distribuídos pelo estado, anunciou em entrevista ao JH o leilão  de 60 carros antigos  para reforço de um fundo de manutenção da nova frota.
Ele informou, ainda, que está entre as prioridades devolver a comunicação via internet entre os escritórios da Emater e o cadastramento de micro agricultores benefiociados por um financiamento específico dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social. O benefício acessado  pelo cartão do Bolsa Família será de R$ 2,4 mil pagos em três parcelas de R$ 700,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário