quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Descubra como participar da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Organize uma conferência livre no seu grupo escoteiro
Descubra como participar da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
A preparação para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro estão a todo vapor. Desde abril, qualquer coletivo pode convocar conferências livres de meio ambiente e assim apresentar propostas para serem discutidas na etapa nacional. Os grupos escoteiros, ou até mesmo as seções podem se reunir e preparar debates que acrescentem aos temas da conferência.

Para entrar no processo é preciso conhecer o tema central deste ano que será resíduos sólidos. As conferências livres podem discutir também sobre os eixos temáticos e no final, elaborarem até 20 ações prioritárias, sendo 5 por eixo.

Os eixos temáticos são:

Produção e consumo

O primeiro destes eixos temáticos é a produção e consumo sustentáveis. Este tema busca discutir como podemos produzir e consumir de forma mais inteligente e sustentável, gerando menos resíduos.

Redução dos impactos ambientais

A redução dos impactos ambientais será outro eixo temático tratado na  4ª conferência nacional do meio ambiente.  Esse eixo visa discutir algumas questões como reduzir as enchentes e a poluição dos mares, proteger as nascentes dos rios, os animais, as plantas e a nossa saúde, como acabar com os lixões.

Geração de emprego, trabalho e renda

Esse tema discutirá como melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento para suas famílias da catação do lixo. É direcionado à organização de cooperativas de catadores, que separam e reciclam os resíduos sólidos em galpões equipados para isso.

Educação ambiental

A educação ambiental é um dos instrumentos da política nacional de resíduos sólidos, vista no plano nacional de resíduos sólidos como transversal, pois os desafios colocados impõem uma grande mudança cultural no Brasil, na direção de uma ampla cidadania ambiental.

Chegou a hora de você e sua tropa ou clã participarem. Reúnam materiais, chamem especialistas e convidem a galera do bairro, mesmo que eles não sejam do grupo. Montem suas conferências livres de meio ambiente e cadastrem as ideias e propostas prioritárias no site do Ministério do Meio Ambiente. Faça sua parte como cidadão!

Arquivos Relacionados



Nenhum comentário:

Postar um comentário