terça-feira, 23 de julho de 2013

Secretarias de Segurança e de Educação são arrombadas no Centro Administrativo

Apenas um notebook de cada órgão estadual foi roubado. Polícia ainda não tem suspeitos para o crime. Foto: Divulgação
As sedes das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e de Educação (Seec) do Rio Grande do Norte, localizadas no Centro Administrativo, foram arrombadas na madrugada deste domingo (20). A informação é de que foram roubados um notebook de cada prédio, além de um telefone celular da pasta da Segurança.
De acordo com a assessoria da Seec as duas salas invadidas estão no segundo piso do prédio, o qual também conta com vigilância 24h, feita por uma empresa privada. Os suspeitos tiveram acesso à subcoordenadoria de jovens e adultos através de uma janela de vidro quebrada. O prédio possui câmera de vigilância interna apenas nas recepções. O notebook roubado era da sala da subcoordenadoria de Educação Especial.
Já no edifício onde funciona o setor de Segurança Pública, o secretário Aldair Rocha explicou que “a Guarda Patrimonial notou uma janela quebrada no prédio na manhã deste domingo e acionou a polícia. O local foi periciado e confirmamos o furto de um notebook e de um aparelho de telefone celular”.
Não existe um circuito interno de câmeras no local, o que pode dificultar a identificação dos criminosos, porém, Aldair se reuniu com a cúpula da secretaria na manhã desta segunda-feira (22), para definir quem será o responsável pela investigação do caso. Existe a possibilidade da criação de uma comissão para apurar o crime.
Durante este fim de semana, dois guardas fizeram a segurança do local, os quais se revezavam entre turnos. De acordo com o supervisor da Guarda Patrimonial, tenente Xavier, não houve a confirmação do proprietário do material roubado, porém informações dizem que o crime aconteceu na sala do secretário-adjunto, Clidenor Silva Júnior.
MP recomenda extinção da guarda municipal
Desde março deste ano, o Ministério Público recomendou a extinção da Guarda Patrimonial. A recomendação ressalta a inconstitucionalidade da lei que estabelece a existência da função exercida por policiais militares da reserva. Essa decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ainda em 2009.
Mesmo com a inconstitucionalidade da Lei, o Governo do estado mantém algumas pessoas no cargo. Mas já faz a remoção gradativamente. Até agora já exonerados 152 policiais, e faltam cerca de 550 ainda cumprindo a função. De acordo com a polícia, essa transição está se dando de forma lenta devido à substituição, que muito provavelmente será feita por empresas privadas.

Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário