quinta-feira, 11 de julho de 2013

Primeiro dia de inscrições para o Minha Casa, Minha Vida alimenta sonhos e desconfianças

Inscrições podem ser feitas virtualmente ou de forma presencial no Telecentro de Neópolis e  em nove escolas municipais. Foto: Wellington Rocha
As inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida começaram hoje (10) nas nove escolas municipais, mais o Telecentro de Neópolis, escolhidos pela Prefeitura de Natal como pontos de cadastramento para os interessados. Com a expectativa de realizar mais de 70 mil cadastros até o próximo dia 9, tanto de forma presencial, quanto virtual, através dos sites www.natal.rn.gov.br e www.mcmv.natal.rn.gov.br, a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) informa que a primeira etapa será para ocupar as quase 1,1 mil unidades disponíveis em dois empreendimentos em fase de conclusão (um no Planalto, outro, em Pajuçara). Outros 17 projetos foram encaminhados para análise da Caixa Econômica Federal. O sorteio será administrado pelo Ministério Cidades e obedecerá como critério a logística da Loteria Federal.
Na Escola Municipal Maria Cristina Osório, em Felipe Camarão, a procura por uma ficha de atendimento começou cedo. Andreia Diniz da Silva, uma mulher de 31 anos que mora com o marido e um filho pequeno em uma casa de dois quartos no conjunto Cidade Nova, chegou às 7h30 e ainda assim só conseguiu pegar o número 27. “Não importa a demora, o que quero é minha casa própria. Queria um desses apartamentos do Planalto, mas se ficar para a segunda etapa, tudo bem. São 11 anos que pago aluguel. Agora quero ir para o que é meu”. A segunda etapa citada incluiu, nos 17 projetos, um total de 3.889 novas unidades – ainda à espera de aprovação da Caixa. A desconfiança com a efetivação do programa fez Andréia relembrar que em 2009 foi feito um cadastramento pela Prefeitura com 67 mil pessoas, que deixou de empenhar a despeja e, como consequência, perdeu o processo administrativo.  “Mas dessa vez a coisa vai, né?”.
Responsável por uma equipe com três estagiários da Seharpe, a assistente social Larissa Mota acompanha com atenção o período de inscrições. Noiva há quatro anos, o casamento está próximo, o que tem gerado planejamentos familiares quanto a um possível empréstimo. “Aqui [interessados no Minha Casa, Minha Vida em Felipe Camarão], diria que 100% das pessoas moram em favelas ou de aluguel. Então, dentro do permitido, eles sonham com a casa própria. Tem sido tranquila a procura, apesar de que eles têm até o mês que vem para fazer a inscrição. Portanto, não precisa pressa, até porque a escolha não depende de ordem de chegada. É feita pela loteria federal. Até eu estou pensando em entrar para, quem sabe, casarmos logo”.
Ela mora com os pais em Nova Descoberta, mas sabe que o limite do valor para a aquisição de um imóvel é de R$ 61 mil – para quem tem renda até R$ 1,6 mil. As demais, com renda bruta até R$ 3,1 mil e até R$ 5 mil, estão fora desta fase que pretende entregar, em todo o Brasil, dois milhões de residências. Quem ficou animada com o valor foi Maria Cristina Soares da Silva. Desempregada, mãe de um filho com um ano e meio de vida, ela e o marido que é caixa de uma loja de roupas pagam um aluguel de R$ 250 por um quarto e sala na rua Estrela do Mar, também em Felipe Camarão.  “Com mais água e luz, passa dos 300. Com isso, eu posso comprar minha casa. Gostaria muito que tivesse alguma por aqui, em Felipe Camarão mesmo, para ficar perto do resto de minha família. Mas se for em outro lugar, tá bom também. O importante é ter meu canto”.
Além dos sites supracitados, os interessados podem procurar as seguintes escolas municipais: Dalva e Oliveira, Herley Parente, Vera Lúcia Soares de Barros, Maria Cristina Osório, Francisco de Assis Varela, Francisca Ferreira, Henrique Castriciano, Santos Reis e Telecentro de Neópolis. Na lista de pré-requisitos, estar sem moradia, ter mais de 18 anos de idade ou ser emancipado, cuja renda familiar seja de até R$ 1.600, e portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Segundo dados do Governo Federal, mais de um milhão de cidadãos brasileiros, de 958 municípios, foram contemplados no Minha Casa, Minha Vida. No Rio Grande do Norte, desde 2009, mais de 30.386 imóveis foram entregues nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Macau e João Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário