quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prefeitura e governo do Rio anunciam medidas para a juventude

Prefeitura pretende implantar a meia passagem e a Bolsa Permanência para estudantes do ProUni, além de bolsas de pós-graduação.
Selo - Jornada Mundial da Juventude-2013kxas1khjA prefeitura do Rio e o governo do estado anunciaram hoje (24) medidas para beneficiar a juventude. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos vai implantar um programa para atender aos jovens em uma espécie de “orientação vocacional”. A prefeitura pretende enviar projetos de lei à Câmara dos Vereadores para implantar a meia passagem e a Bolsa Permanência para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de bolsas de pós-graduação.
O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, adiantou que, no próximo mês, a secretaria deve lançar, na comunidade de Manguinhos, na zona norte do Rio, o Programa Caminho Melhor, que pretende atender a jovens das comunidades pacificadas e ajudá-los a construir um plano de vida e alcançar seus objetivos.
“O programa vai individualizar cada jovem e nós vamos buscar fazer com que ele construa o seu futuro. Por exemplo, se o jovem quer ser engenheiro, em que estado ele está? Ele precisa concluir o ensino médio? Então nós vamos ajudar. Ele precisa passar no Enem {Exame Nacional do Ensino Médio] com uma nota alta? Nós vamos ajudar para que ele consiga ter as condições de passar no Enem e chegar à universidade”, disse. “Cada jovem vai formar o seu plano, aquilo que pretende na sua vida, e nós vamos ajudá-lo, orientando, buscando os caminhos”, acrescentou.
O coordenador de Juventude da prefeitura do Rio, Igor Bruno de Freitas, lembrou que, no ano passado, bolsistas do ProUni e cotistas de universidades públicas foram chamados para conversar. Segundo ele, serão apresentados três projetos de lei para beneficiá-los.
“Foi acertado nesse encontro, como compromisso da prefeitura da cidade do Rio, que a gente faria três projetos: a meia passagem para o estudante bolsista do Prouni, a ideia é que se transforme em passe livre, porque o Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país onde o jovem universitário não tem nenhuma política de passagem. Também a lei da Bolsa Permanência e da Bolsa Pós-Graduação, que nós vamos enviar para a Câmara de Vereadores até o início de setembro, para ser aprovada até o final do ano.”
Freitas participou do Fórum Social Juventude Viva, que ocorre até sexta-feira (26), no Parque Manguinhos, que fica na comunidade com o mesmo nome, pacificada no ano passado. Durante o evento serão debatidos temas como direitos sociais e oportunidades, sustentabilidade e desenvolvimento social, saúde e qualidade de vida, direitos humanos e ações afirmativas. Também será discutido o Plano Nacional Juventude Viva, projeto interministerial de prevenção à violência com ênfase na juventude negra. O evento faz parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Na mesa de abertura, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, lembrou que o Rio de Janeiro foi o primeiro estado a aderir ao plano. Para ela, o país passa por um momento único para a juventude, com manifestações nas ruas reivindicando mais direitos e diálogo com instituições capazes de dar mais respostas. Ela também destacou a importância de o país receber um evento do porte da JMJ, com participação de jovens do mundo todo.
“O mundo se volta e pergunta: por que no Brasil? O Brasil vai bem, erradicando a pobreza, gerando emprego no meio de uma crise mundial, a economia cresce, avança-se na construção de políticas sociais, os jovens hoje têm três vezes mais escolaridade do que as gerações anteriores. Por que no Brasil? Porque em um país que cresce, que inclui, as pessoas também querem mais. E isso é bom. Como falou a presidenta Dilma, a gente precisa ter a coragem de saber aproveitar a energia desses jovens que estão nas ruas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário