sexta-feira, 19 de julho de 2013

Escoteiros do RN realizam uma das maiores atividades náuticas do Nordeste

Os Escoteiros do Rio Grande do Norte estão esperando reunir cerca de 400 pessoas entre jovens e adultos neste final de semana, 19 a 21 de julho, em um dos maiores acampamentos de escoteiros da modalidade do mar do País. Trata-se do “Grande Jogo Naval 2013 – Navio Pirata” que começa na noite desta sexta-feira no município potiguar de Galinhos.
A Coordenação Regional dos Escoteiros do Mar no Rio Grande do Norte - Coremar está esperando que todos os grupos pertencentes à Modalidade participem do evento, que já está na sua segunda edição. A atividade é aberta a outros Estados da Federação, este ano teremos mais uma vez a participação do Estado vizinho, a Paraíba. O objetivo do Grande Jogo Naval Regional é promover o encontro e a troca de iniciativas características do Escotismo do Mar.
A atividade se destina aos jovens de 11 a 21 anos que façam parte da Modalidade do Mar, e adultos que atuam como educadores voluntários nos grupos escoteiros da região. Estão participando os Grupos Escoteiros: 03/RN GE do Mar Pitangui, 05/RN GE do Mar Humberto Lustosa, 07/RN GE São Sebastião, 12/RN GE Luiz Soares, 17/RN GE do Mar Gaspar de Lemos, 33/RN GE do Mar Lobos do Mar, 34/RN GE do Mar São Pedro, 36/RN GE Nossa Senhora da Pureza, 43/RN GE Nossa Senhora de Fátima, 49/RN GE do Mar Estudante José, 52/RN GE Henrique Castriciano, 64/RN GE do Mar Artífices Náuticos, 67/RN GE Alferes Cassiano Martins, 72/RN GE do Mar Solonapolis e 87/RN GE Parrachos e da Paraíba estão participando o 1º/PB GE do Mar Almirante Barroso, o 3/PB GE do Mar Almirante Warington Baden Powell  e o 16/PB GE do Mar Dragões do Mar.
Dos 15 Grupos Escoteiros do RN que estão participando, 10 fazem parte do Projeto Escotismo nas Escolas. Projeto que é executado pelos Escoteiros do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, através do Núcleo de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH).
A Modalidade do Mar é uma das vertentes do Escotismo, suas atividades acontecem preferencialmente na água e tem por objetivo principal desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, o estudo da oceanografia e exploração dos esportes náuticos. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até o mergulho ou windsurf, tudo com a maior segurança.
Local do evento
Galinhos está localizado em uma península a 166 quilômetros de Natal/RN. Se destaca economicamente pela pesca, a extração de sal e o cultivo de camarão em cativeiro. Dunas, salinas e manguezais formam as paisagens que encantam todos que visitam esta vila de pescadores. Durante o Grande Jogo Naval, os participantes terão a oportunidade de conhecer a beleza histórica e natural da cidade, participando de atividades atrativas e variadas.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 19 de julho de 2013
  • 14h – Credenciamento e montagem do acampamento.
  • 20h – Abertura geral e festa
  • 22h – Atividades: construção de farol a partir da decodificação de uma mensagem em código semáfora.
  • 0h – Final das atividades do dia.
 Sábado, 20 de julho de 2013
  • 9h – Abertura oficial com presença de autoridades
  • 9h às 11h– Atividades simultâneas: Torneio oceânico, remo, jogo da memória, guerra dos piratas e jogo de perguntas e respostas, coleta seletiva (afixação de cestos de lixo em pontos estratégicos da cidade), corrida de nós e canoagem.
  • 12h ás 14h – Almoço
  • 14h às 17h – Atividades simultâneas: Carta náutica, pólo aquático, jogos de bóia, Kim submerso, pista com obstáculos.
  • 20h – Festa com participação de Neto Araújo Ex-vocalista da banda Cavaleiros do Forró.
  • 0h – Final das atividades
 Domingo, 21 de julho de 2013
  •  7h às 11h – Atividades simultâneas: Manutenção de embarcações, sobrevivência no mar, oficina de nós e voltas, bomba relógio e visita a Ilha de Galos.
  • 12h – Almoço
  • 14h30 - Encerramento
Saiu na imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário