sexta-feira, 17 de maio de 2013

Presidente da Câmara Municipal de Natal ingressa na União Parlamentar Escoteira


O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson, foi empossado nesta quinta-feira (16) como membro da União Parlamentar Escoteira do Rio Grande do Norte. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Escritório dos Escoteiros do RN situado na Rua Ceará Mirim, 380 – Tirol, em Natal.
Dickson recebeu das mãos do vereador e presidente da União Parlamentar Escoteira, Jacó Jácome, o lenço escoteiro e realizou sua promessa diante de membros do Movimento Escoteiro, da Secretaria de Estado da Saúde Pública e da Polícia Militar do Estado. Segundo o parlamentar hoje ele realizou um sonho de criança, ingressar no Escotismo. Um movimento de jovens, que segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é o modelo de educação não-formal de maior êxito no mundo. 
O vereador e médico, Albert Dickson, que iniciou sua vida política em 2008 e já está em seu segundo mandato vai somar esforços a outros parlamentares e gestores do Estado que trabalham em prol das causas da juventude, através de movimentos protagonizados por jovens como o Movimento Escoteiro. No Rio Grande do Norte a União Parlamentar Escoteira foi instituída oficialmente em 2007 com a posse do primeiro membro, o deputado estadual Antônio Jácome. Desde então muitos outros parlamentares e gestores aderiram à causa a exemplo da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, dos senadores João Faustino Neto, Paulo Dawin e Garibaldi Alves Filho, hoje ministro da Previdência Social, vereadores e deputados. Estes parlamentares e gestores têm atuado no fortalecimento do Movimento no Estado, através do Projeto Escotismo nas Escolas e sua implantação na rede pública de ensino.
Mesmo não fazendo parte oficialmente da União Parlamentar, o presidente da Câmara tem sido solidário aos projetos da União dos Escoteiros do RN. No dia 8 de maio do ano em curso, junto ao vereador Jacó Jácome, ao presidente da Região Escoteira local, Ivan Nascimento e o ex-presidente Carlos Pinto, Dickson participou de audiência com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Na ocasião junto aos demais, falou da importância do Projeto Escotismo nas Escolas para o fortalecimento da educação formal e da possibilidade de ser inserido nas escolas da rede municipal. A audiência foi tão positiva que o prefeito Carlos Eduardo já sinalizou a implantação do projeto nas escolas do município. A cerimônia desta quinta-feira foi apenas uma formalização, já que o vereador e médico Albert Dickson em sua trajetória de vida tem sido um verdadeiro escoteiro, está sempre a “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião” (artigo da Lei Escoteira).
A UPEB-RN a exemplo do que já existe em outros Estados, foi criada nos moldes da União Parlamentar Escoteira do Brasil que congrega Parlamentares dos três níveis do Poder Legislativo que são simpatizantes das causas da juventude por intermédio do Movimento Escoteiro, com ideologia suprapartidária. Tem como objetivo principal consolidar-se como uma associação que compartilham dos princípios e do ideal escoteiro, independente de partido ou origem, contribuindo para o seu fortalecimento, permitindo que o maior número possível de crianças e jovens possam usufruir deste método de educação não formal. 
A União Parlamentar Escoteira Mundial já existe desde 07 de agosto de 1991 quando foi criada em Assembléia Constituinte em Seul, na Coréia do Sul. No Brasil foi criada em 11 de setembro de 1999, em Porto Alegre como União Parlamentar Escoteira do Brasil - UPEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário