
"Nas Centrais do interior praticamente não existia atendimento no período da tarde e no sábado, por isso deixamos apenas um turno durante a semana. Aquelas com maior movimento, como por exemplo, Mossoró não só permanecerão com o sábado como ganharão um turno na segunda-feira que não existia", disse Sérgio Mendonça.
A mesma justificativa foi utilizada para o não funcionamento das unidades de Natal aos sábados. A mudança pode até gerar economia, mas prejudica aqueles usurários que não têm tempo de ir às Centrais durante a semana, sobraria apenas o sábado.
"Muitos usuários não gostaram da troca do sábado pela segunda-feira. Eles estão reclamando do horário porque muitos trabalham o dia todo durante a semana e agora estão sem a opção do sábado", disse um funcionário da Central do Cidadão.
INFRAESTRUTURA
A mudança de horário não é a única reclamação relacionada às Centrais do Cidadão. A infraestrutura dos prédios das unidades deixam muito a desejar.
Nas Centrais da Cidade e do Alecrim, por exemplo, o sistema de ar condicionado não funciona há algum tempo. Algumas cadeiras estão rasgadas, os banheiros com problemas, paredes sujas.
No Alecrim, a parede do banheiro está totalmente manchada com as digitais dos usuários que foram fazer a carteira de identidade. A fachada do prédio está bastante desgastada.
No prédio da unidade do Centro o abandono pode ser visto logo na entrada. Dentro a situação é semelhante a de outras Centrais.
Outro problema é a falta de manutenção e limpeza nas unidades. Quem realizava esse trabalho eram os reeduncados do sistema prisional, mas o convênio foi suspenso e atualmente não tem quem limpe. Os próprios funcionários é quem organizam o local.
De acordo com o coordenador das Centrais, está em andamento um processo de licitação da reforma das unidades do interior, mas a burocracia do serviço público está atrasando a contratação da empresa.
"Serão reformadas as unidades de Parnamirim, Caicó, Santa Cruz, Alexandria e Caraúbas. As de Natal não foram contempladas dessa vez. A nossa previsão é que até o final do ano ela esteja concluída para que as reformas comecem já no início de 2012", explicou Nelson Mendonça.
Também para 2013 está prevista a troca dos condicionadores de ar e os computadores de todas as unidades.
Prazo para recadastramento está terminando
As Centrais do Cidadão, do Alecrim, Centro, Zona Norte (Shopping Estação) e as do interior, são pontos de recadastramento para os servidores aposentados. O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) está dando mais uma, e última, oportunidade aos servidores aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, para que façam o recadastramento e evitem o bloqueio dos benefícios.
O Ipern informa que os servidores aposentados (administração direta e indireta do Poder Executivo) devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.
Acesso
O Instituto avisa que é a última oportunidade para os servidores aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, fazerem o recadastramento e evitar o bloqueio dos benefícios. Para facilitar o acesso e agilizar o atendimento a esses beneficiários, o Ipern fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).
O prazo para o recadastramento dos servidores com 70 anos ou mais terminou no último dia 21. Para quem tem de 60 a 69 anos, o prazo começa na próxima segunda-feira (26) e se estende até o dia 31 de janeiro de 2013. Os servidores com 60 anos ou menos, farão o recadastramento no período de 01/02/2013 a 01/03/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário