quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MP e PRF barram "cangueiros" em Mossoró

  Cidades


Aimpressão que se tem no trânsito de que alguns potiguares "compraram" suas carteiras de habilitação para dirigir pode ser comprovada agora com a deflagração, ontem, da Operação Cangueiros. A ação foi desencadeada em Mossoró, pelo Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão contra proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) e funcionários públicos que trabalham no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mossoró entre eles o seu diretor, Jader Luiz Henrique da Costa. Segundo a assessoria de comunicação do MPE, não existem investigações semelhantes sendo realizadas em Natal em andamento.


Investigações começaram a pedido da Polícia Rodoviária e levaram dez meses. Fotos: Wilson Moreno/DN/D.A Press
Segundo as investigações do MPE, todos os envolvidos faziam parte de uma quadrilha que agia nas cidades de Mossoró, Tibau, Assú e Alexandria fraudando diversas etapas do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNHs). As irregularidades aconteciam desde o registro falso da presença dos interessados na obtenção de CNH nas aulas teóricas como ainda em facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos. Isso possibilitou que pessoas analfabetas, por exemplo, ou com algum grau de deficiência visual conseguisse obter sua Habilitação.

Segundo o MP, a fraude envolvia o diretor do Detran em Mossoró e servidores públicos daquele órgão, além dos proprietários dos Centros de Formação de Condutores Siga, Parada Obrigatória, Piloto e Pitéu. O esquema funcionava com a captação de interessados na obtenção de CNH, os quais não precisavam assistir às aulas teóricas e eram favorecidos nas provas escritas e práticas.


Principal alvo da quadrilha eram analfabetos, que recebiam aprovação sem aptidão
Durante coletiva concedida na manhã de ontem, a promotora de Justiça Patrícia Antunes Martins, do GAECO, explicou que foram quase dez meses de investigação que partiram de indícios apontados em blitzen realizadas pela PRF. Patrício ressaltou que a frequência com a qual eram observadas as irregularidades levou a PRF a solicitar uma investigação. "As irregularidades constatadas nas blitzen iam desde pessoas analfabetas a condutores que demonstravam total impossibilidade de conduzir um veículo", apontou. A promotora adiantou a possibilidade de cancelamento de CNHs que foram adquiridas de forma irregular e que foram registradas durante a investigação.

Lista dos presos
1) Maria do Socorro Batista de Arruda (principal articuladora da quadrilha)

2) Gersoy Almeida Bezerra (piloto)

3) André Leandro de Morais Gomes (Centro de Formação de Condutores - CFC -Siga e Parada Obrigatória)

4) Manoel Cândido de Paulo Filho (CFC - Parada Obrigatória)

5) Jáder Luiz Henrique da Costa (Diretor do Detran/Mossoró-RN)

6) Reginaldo Luiz de Araújo (Cabo Araújo)

7) Laudeilson Neves do Carmo (Cabo Neves - Perito do Detran)

8) Maximiliano Robespierre Targino de Sá (CFC Piteu)

9) Flávia Batista de Arruda (CFC Piteu)

10) Regivânia Maria dos Santos (CFC Parada Obrigatória)

11) Francisco Alysson Soares Soares da Rocha (Perito do Detran)

As irregularidades constatadas nas blitzen iam desde pessoas analfabetas a condutores que demonstravam total impossibilidade de conduzir um veículo".

Patrícia Martins - promotora de Justiça - GAECO

Fonte: Diario de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário