segunda-feira, 30 de abril de 2012

Faça um bem para si mesmo: #SejaVoluntário


Quando você ajuda a transformar a sociedade o maior beneficiado é você!
Aline Augusta de Oliveira queria ser voluntária e estava em busca de algo  que pudesse conciliar com suas atividades diárias. Buscando opções pela internet, ela se cadastrou no VOL e desde o ano passado pesquisa conteúdos para o Blog do Voluntários Online. A atividade a deixa muito satisfeita: “ Isso é algo que me deixa muito feliz. Sinto que, mesmo aos pouquinhos, estou contribuindo para um mundo melhor.”
Assim como Aline, muitas outras pessoas expressam satisfação em ser um voluntário:
“O voluntariado oferece uma oportunidade que enaltece a pessoa
proporcionando um ambiente de aplicação prática de seus conhecimentos
visando não seu benefício próprio, mas sim o de uma organização,
comunidade… É um exercício fantástico se desafiar a viver algo novo!”
(Leonardo Duarte – Nosso Super Voluntário de Fevereiro)
“Ajudar o próximo é ajudar a si mesmo…”
(Ticiana Gomes – Via Facebook)
“É evidente o retorno e a gratificação ao ver um sorriso ou assistir
ao sucesso de algo pelo qual você lutou, colocou sua energia
e amor. Vejo a ação voluntária como uma via de mão dupla,
ao ajudar o próximo, você está se ajudando.”
(Bárbara Pedro Alves – Nossa voluntária número 40 mil)
A saúde vai bem, obrigado!
As vantagens do voluntariado não param por aí: os benefícios vão além dessa sensação de satisfação e afetam a saúde das pessoas que fazem o bem. Uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan (EUA) em 2008 revelou que o voluntariado aumenta a expectativa de vida em cerca de quatro anos.
Isso acontece porque o voluntariado estimula a produção de hormônios que combatem o estresse e geram a sensação de bem-estar que pode diminuir os efeitos da rotina.
Além disso, de acordo com a psicóloga Silvana Maria Cardoso, o voluntariado melhora a saúde e é bom para quem tem depressão e para suprir as carências/ausências das pessoas – tanto de quem ajuda quanto de quem é ajudado. O voluntariado ocupa a mente das pessoas, dá sentido para a vida, contribui para a sua cura e a do outro, dá uma sensação de satisfação, de dever cumprido e nutre emocional e espiritualmente o ser.
“Quem doa amor, também se abastece de amor. Trabalho voluntário é trabalho de pura doação.”
Para Silvana, também essa é “uma ótima oportunidade de crescimento interior, maturidade emocional. Ensina a conviência, a consciência, o altruísmo, a paciência, a compaixão, compreensão das dificuldades, necessidades e limitações de outras pessoas”.
Ela mesma é voluntária na ONG CEAFIS – Centro de Formação Integral do Ser, que trabalha com quatro comunidades da grande Florianópolis. Além de atuar como psicóloga, participa de atividades em grupos de costura e artesanatos, é professora e participa de atividades na casa espírita que mantém o projeto.
“Isso me trouxe abastecimento amoroso, satisfação, gratidão, compreensão de quem não está só dentro do consultório, nas empresas, na nossa convivência habitual e nosso dia-a- dia.”
E então? O que você está esperando?
Ainda não se convenceu? Então nós damos mais um motivo para você também ser um voluntário: é muito fácil!
Em nosso Portal ensinamos como se cadastrar e escolher uma vaga de voluntariado presencial ou online – atividades que você pode fazer de casa, pela internet.  É só fazer o cadastro e desfrutar das vantagens de ser um voluntário!
Sabia que espalhas notícias sobre voluntariado e boas práticas também ajuda a construir uma sociedade melhor? Então mãos à massa, curta e siga a gente nas redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário