quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O rei Abdullah e a expansão do Mensageiros da Paz

O rei Abdullah e a expansão do Mensageiros da Paz 


O rei Abdullah, da Arábia Saudita, faleceu na última quinta-feira, 23, e, frente ao que vem sendo divulgado sobre seu envolvimento com o Movimento Escoteiro, gostaríamos de esclarecer:

A relação dos Escoteiros com o rei provém de sua contribuição inicial para a criação da iniciativa global dos Mensageiros da Paz, em 2001, durante o preparo para as comemorações do Centenário do Escotismo Mundial, em 2007.

Na ocasião, o rei Abdullah manifestou seu desejo de apoiar o programa “Presentes para a paz”, que incentivava escoteiros do mundo todo a contribuírem em suas comunidades, com ações que iam desde a doação de brinquedos para crianças carentes e o combate ao racismo, até o plantio de árvores. Em 2011, após dez anos de contribuições do governo da Arábia para a expansão da iniciativa, o programa entrou em uma segunda fase, adotando o nome de “Mensageiros da Paz”. Nesse período, foram mais de 7 milhões de dólares investidos pelo rei no projeto.

É preciso reconhecer que o Escotismo - não só os Escoteiros do Brasil, mas o Movimento como um todo - tem motivos para agradecer pelas contribuições do rei Abdullah, que apoiou e incentivou um projeto que hoje beneficia milhares de pessoas. Mensalmente, são registradas de 3 a 5 milhões de horas de serviço comunitário no mundo por meio do Mensageiros da Paz.

Sabemos que a Arábia Saudita é um dos países mais conservadores do mundo, o que não nos impede - como Instituição – de valorizarmos a contribuição que foi feita por parte do rei para a continuação dos projetos comunitários realizados por escoteiros e escoteiras em todo o mundo.

Não concordamos ou apoiamos as leis e ações do governo que vão contra a liberdade e os direitos humanos no país, mas reiteramos os esforços do rei Abdullah em iniciar diálogos de paz entre judeus e cristãos, sendo ele um dos principais defensores da paz no Oriente Médio.


Confira a publicação do site mundial do Movimento Escoteiro sobre o falecimento do rei Abdullah: www.scout.org/node/51275

Para saber mais, sugerimos a leitura do documento: "Escoteiros e a Paz": www.escoteiros.org.br/mensageirosdapaz/arquivos/Escoteiros_e_a_Paz.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário