sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Escoteiros brasileiros representam o país no Japão

Escoteiros brasileiros representam o país no Japão

Nove escoteiros brasileiros já fizeram as malas rumo ao 30º Jamboree Escoteiro Regional da Ásia e do Pacífico e ao 16º Nippon Jamboree que ocorrerão de 31 de julho a 8 de agosto na província de Yamaguchi, no Japão. A partir do tema “Wa: um espírito de união”, o encontro espera reunir cerca de 15 mil participantes com idades entre 12 e 17 anos para trocarem ideias sobre questões globais como o meio ambiente, compartilhando experiências e fazendo amizades para a vida toda. Eles ficarão acampados em barracas providenciadas pela organização do evento.

Os participantes brasileiros saíram do Brasil no dia 25 de julho e foram para a província de Oita, onde estão hospedados na casa de escoteiros japoneses até o início do Jamboree. Durante o evento, eles representarão o Brasil na “terra do sol nascente”: levarão a bandeira do Brasil nas cerimônias de abertura e encerramento, serão voluntários na parte de comunicação, participarão de um evento pela paz em Hiroshima e de um evento surpresa.

Oito participantes são Nikkeis e fazem parte do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino, localizado no bairro do Butantã, zona oeste paulista. Para o Gerente de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Luiz Cesar Horn, um Jamboree é sempre uma celebração da fraternidade. A oportunidade de conviver com pessoas de culturas e costumes diferentes contribui decisivamente para o crescimento pessoal, o respeito aos outros e às diferenças, e o desenvolvimento da tolerância. “Os Jamborees são instrumentos que ajudam a contribuir para um mundo melhor, pois isso só acontecerá quando se construir um ambiente de paz entre as pessoas. No encerramento do Primeiro Jamboree Mundial, em 1920, Robert Baden-Powell dirigiu-se aos presentes dizendo: “Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário