quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nutricionista alerta para a importância de manter-se hidratado durante o Verão



i.iggl
Apesar da ingestão de líquidos ser indispensável durante o verão, refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos artificiais devem ser evitados. Foto: Divulgação
O verão começou e este ano promete muito sol e um calor intenso, com altas temperaturas, ótimo para quem quer aproveitar as férias e se refrescar à beira mar, nas belíssimas praias que temos por aqui.
O calorão que os natalenses estão enfrentando nos últimos dias é só o começo do que vem por aí, até o início da próxima estação, mas, em meio à curtição, os veranistas não devem esquecer os cuidados básicos com a saúde, que durante esse período, fica bastante vulnerável.
De acordo com a nutricionista Brenda Sá, pequenos detalhes são muito importantes para manter-se saudável durante o verão. “Alguns hábitos simples, que fazem parte do dia a dia devem ser intensificados nesse período, como por exemplo, a ingestão de água, que é muito importante para manter o corpo hidratado. Os sucos naturais também são muito importantes, pois contém sais minerais e vitaminas, mas jamais devem substituir a água, pois ela é a principal fonte de hidratação”, disse a nutricionista.
Apesar da ingestão de líquidos ser indispensável durante o verão, refrigerantes, bebidas alcoólicas  e sucos artificiais devem ser evitados, pois não contém nutrientes necessários à saúde, e de acordo com a nutricionista Brenda Sá, os sucos de soja também não são uma boa opção.
“Muita gente pensa que os sucos derivados da soja são ricos em nutrientes e completamente saudáveis, no entanto, é preciso ter cuidado com eles, pois alimentos feitos com soja não fermentada, com os sucos, leites e a carne de soja, podem fazer mal à saúde, pois contém substâncias anti-nutrientes que podem provocar diversos problemas como disfunção o sistema endócrino. É preciso atentar para esse detalhe, pois nem tudo o que parece ser saudável, é de fato”, afirmou a médica.
Além da atenção que as pessoas devem dar ao organismo durante o verão, deixando-o hidratado com bastante ingestão de líquidos, os cuidados com a alimentação também são indispensáveis para evitar que doenças possam atrapalhar a diversão da estação.
Segundo a nutricionista Brenda Sá, as pessoas não podem esquecer de escolher bem o que estão comendo em seus momentos de descontração à beira-mar. “Quando estão na praia, algumas pessoas comem qualquer tipo de alimento, sem saber a procedência, e com isso podem ser acometidas por alguma patologia. É importante que nesse ambiente elas optem por frutas, e se possível, levem de casa os alimentos que desejarem, para evitar comer algo que, devido ao calor, possam estar estragados. Uma alimentação saudável, e a hidratação obtida através da ingestão de água ou sucos naturais, ajudam a população a manter-se saudável durante todo o verão”, disse a nutricionista Brenda Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário