quarta-feira, 26 de junho de 2013

Assembleia Legislativa presta homenagens aos 96 anos do Escotismo no Rio Grande do Norte

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta quarta-feira (26), uma sessão solene para homenagear os 96 anos de atuação do Movimento Escoteiro no Estado. O evento aconteceu no Plenário Deputado Clóvis Motta, a requerimento do deputado estadual Antônio Jácome (PMN) e aprovado por unanimidade por todo o Parlamento.
Estavam presentes o presidente da União dos Escoteiros do Brasil Marco Aurélio Romeu, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho, o secretário de Estado da Saúde Pública, Luis Roberto Fonseca, o vereador e presidente da União Parlamentar Escoteira do RN, Jacó Helder Jácome, além de lideranças escoteiras e membros juvenis, instituições parceiras e outras autoridades.
Na ocasião foram concedidas duas medalhas do Mérito Legislativo José Augusto, que se constitui na mais alta honraria do Parlamento estadual, pois agracia personalidades por suas relevantes contribuições ao Estado. Uma medalha foi concedida ao presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil, Flávio Arns, por seus serviços prestados em defesa dos direitos de pessoas com deficiência física e mental, e pela educação de crianças e jovens através do Movimento Escoteiro. Mas por motivos de agenda, enquanto governador interino do Paraná, ele não pode estar presente na cerimônia. E a outra medalha foi concedida ao ex-presidente dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, Carlos Roberto Pinto Lopes por seus relevantes serviços sociais voltados a educação através do Movimento Escoteiro e a saúde, como servidor público da Secretaria de Estado da Saúde Pública.
Carlos Roberto Pinto Lopes pediu aos deputados e demais gestores políticos que fiquem ao lado da Secretaria de Estado da Saúde Pública, no sentido de proporcionar à população serviços melhores. Destacou ainda a parceria do Governo do Estado com o Movimento Escoteiro, que existe desde 1918, com a atuação dos escoteiros, através de um posto médico, na epidemia de gripe espanhola que assolou Natal à época. A partir daí não parou mais, e hoje é uma parceria referência para o Ministério da Saúde, pois os escoteiros têm um alto poder de mobilização nas campanhas de saúde pública – declarou.
Houve ainda a entrega de condecorações e homenagens à Associação de Escoteiros do Alecrim, primeira instituição do Movimento Escoteiro no Estado, e aos Distritos Escoteiros de Caicó, Touros, Assu, Mossoró, Macau, Pau dos Ferros e Natal.
Representando o diretor presidente, Ivan Alves Nascimento,  e demais diretores dos Escoteiros do RN, a diretora financeira da instituição, Lieda Amaral afirmou que o momento era de alegria e gratidão ao Parlamento pelo reconhecimento das ações que o Escotismo promove em prol da sociedade. “Quero agradecer ao deputado Antônio Jácome pelo reconhecimento dos 96 anos em que o escotismo potiguar vem contribuindo com a educação de crianças e adolescentes do Estado”, afirmou.
 
Já o presidente dos Escoteiros do Brasil (UEB) Marco Aurélio Romeu Fernandes declarou que a homenagem é recebida como incentivo para novos desafios. “A União dos Escoteiros do Brasil somente tem a agradecer ao poder público deste Estado, tanto a esta Casa, Governo, Câmara dos Vereadores. Que esta homenagem sirva não apenas como um reconhecimento puro e simples de algo conquistado, mas isso impõe desafio para que continuemos trabalhando. Tenho a tranquila percepção que se mais escoteiros houvesse, teríamos um País melhor”, afirmou.


O deputado Antônio Jácome, propositor da homenagem, declarou sua profunda identificação  com o Movimento Escoteiro, o de trabalhar em prol de uma juventude sadia e proativa em seio meio. Que por esta razão propôs um Projeto de Lei que institui o Escotismo nas Escolas do Rio Grande do Norte, a lei estadual nº 9453 (fev/2011). Que foi a primeira Lei sancionada pela Governadora Rosalba Ciarlini, logo no início de sua gestão. “Esta Casa se abre para homenagear, de forma justa e merecida, o Escotismo potiguar que completa 96 anos. Poucas instituições no Brasil podem comemorar a existência exitosa de 96 anos de história. Graças a abnegação de muitos homens e mulheres, o Movimento se aproxima dos 100 anos no nosso Estado com tantas ações em benefício do próximo”, declarou.
O parlamentar citou uma frase do fundador do Escotismo, Baden-Powell. “Que a futura geração seja sã num mundo insano e desenvolva a alta forma de servir, o amor para com Deus e com o próximo”. Para o deputado, o amor a Deus e ao próximo são as maiores ferramentas para enfrentar o mundo marcado pela intolerância em que vivemos. “Ser escoteiro é uma decisão de vida, pois ninguém ganha dinheiro ou é promovido para ser escoteiro”, declarou.
Movimento Escoteiro no Rio Grande do Norte
A instituição sem fins lucrativos, apartidária, de caráter educacional, cultural beneficente e filantrópico, cuja sede regional se encontra na Capital do Rio Grande do Norte, está organizada em Distritos Escoteiros sediados nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Touros, Macau e Assu. Atualmente, o Escotismo potiguar cresce exponencialmente, conta com aproximadamente 8 mil associados, o maior contingente do Norte e Nordeste já registrado, com 111 grupos existentes em mais de 100 municípios, e a meta, segundo a diretoria da Região, até o final de 2013 é ultrapassar a fundação de 180 grupos e ampliar em 10 mil associados. Esse crescimento reflete a realidade nacional, pois, ao final de 2012 foram registrados 76.677 associados no País, o maior efetivo dos últimos 40 anos da história dos Escoteiros do Brasil.
O Movimento Escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, por Baden Powell. Chegou ao Brasil em 1910, por intermédio de oficiais e praças da Marinha Brasileira que estavam na Europa e se impressionaram com a nova metodologia de educação complementar. Esses oficiais fundaram, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, o primeiro grupo de escoteiros brasileiros. Já no Rio Grande do Norte, atendendo as solicitações do poeta Olavo Bilac, grande admirador do Escotismo, o Príncipe dos Poetas Norte-rio-grandenses Henrique Castriciano, se articula aos amigos o diretor da Escola de Aprendizes Marinheiros, comandante Monteiro Chaves e o professor Luiz Correia Soares de Araújo, então diretor da Escola Padre Miguelinho, e em 1917 fundam oficialmente o Movimento Escoteiro no Rio Grande do Norte. 
Confira o álbum de fotos da solenidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário