segunda-feira, 25 de março de 2013

País oferece 863 mil vagas em cursos técnicos para população em extrema pobreza

Candidatos aos cursos de capacitação profissional devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência para se inscrever



  • Vagas do Pronatec Brasil sem Miséria para o ano de 2013


Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FomeVagas do Pronatec Brasil sem Miséria para o ano de 2013Ampliar
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec - Brasil Sem Miséria) oferece, este ano, 863 mil vagas para pessoas em situação de extrema pobreza. Com isso, a oferta de cursos passará para mais de 1,1 milhão. No ano passado, o programa teve 266,7 mil inscritos.
No total, existem vagas abertas para 448 cursos diferentes, em 2.034 cidades de todo o País. Entre eles, curso para auxiliar administrativo, eletricista, manicure e pedicuro, pedreiro, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, almoxarife, instalador predial de baixa tensão e auxiliar de pessoal.
De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Müller, o trabalho dos municípios é fundamental para que as pessoas extremamente pobres tenham acesso aos cursos. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas.” As prefeituras podem aderir ao programa a qualquer momento.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é responsável pela articulação entre o Sistema S - Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, escolas técnicas e empresários para definir os postos de trabalho disponíveis no município.
“Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades especificas de emprego em cada um. Com o Brasil Sem Miséria, passamos a olhar localmente a demanda de mão de obra e conseguimos detectar possibilidades de inclusão produtiva das pessoas nesses mercados específicos”, destaca Müller.
Segundo o diretor, a cada trimestre o governo fará um processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais. Isso pode resultar na abertura de mais vagas.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego Brasil Sem Miséria, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário