quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Governo Federal lançou programa de voluntariado para a Copa das Confederações


A participação da sociedade brasileira na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 já começou. Nesta terça-feira, 22 de janeiro, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançou oficialmente o Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal que funcionará de forma coordenada ao da FIFA. O evento contou também com as presenças da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do chefe de Gabinete do Ministério do Esporte e coordenador do Brasil Voluntário, Vicente Neto, e do CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ricardo Trade.

Representando a Cidade-Sede Natal participaram: o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos, e o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, representando o secretário de estado extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Demetrio Torres. 

Na segunda-feira, os representantes da Cidade-Sede Natal discutiram com integrantes do Ministério do Esporte e das demais Cidades-Sede sobre o fechamento do programa Brasil Voluntário e a aplicação do mesmo nos Estados e Municípios. "Agora o foco é Copa das Confederações, mas vamos aproveitar este momento para otimizar as informações da Cidade-Sede Natal, interagir na rede social Brasil Voluntário e promover o cadastramento prévio para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para Natal", disse Alexandre Mulatinho.

"O voluntariado é essencial para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tanto na parte operacional quanto nas ruas, para auxiliar os turistas. Os voluntários estarão diretamente ligados ao sucesso dos eventos", enfatiza o ministro Aldo Rebelo.

Serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades-sede durante a Copa das Confederações 2013. Outros 4.900 voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Já para a Copa do Mundo 2014, o programa será ampliado: está prevista a participação de pelo menos 50 mil voluntários, nas 12 cidades-sede. Dessa maneira, haverá vagas para diversos perfis. Os selecionados atuarão em áreas de fluxo, como pontos turísticos, aeroportos, shopping centers e Fan Fests, dando suporte aos torcedores, aos turistas, à imprensa não-credenciada e à população em geral.

O processo seletivo terá cinco etapas: inscrição no site; seleção; treinamento à distância (virtual); treinamento presencial nas cidades-sede; e atuação em campo. Todo o processo será realizado dentro de uma nova rede social, em que os candidatos receberão informações atualizadas e poderão interagir. Após concluírem os cursos preparatórios, os participantes ganharão um certificado, emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

"Haverá aulas de cultura local, cultura do voluntariado, história do esporte e das Copas do Mundo, datas e personalidades importantes do nosso país, hábitos e costumes regionais, feriados, calendário cultural e esportivo. São informações amplas, prestadas durante o processo de treinamento e adquiridas na formação", explica o chefe de Gabinete do Ministério do Esporte e coordenador do programa, Vicente Neto. Os voluntários estarão espalhados por todo o país, e temos certeza de que, com a capacitação que será feita, estarão prontos para atender bem os turistas.

Além da certificação, os voluntários receberão uniforme, alimentação e um seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais. Mais importante ainda será o ganho de conhecimento e a interação com visitantes dos mais diversos países. Tudo isso certamente será valorizado no mercado de trabalho e, assim, abrirá portas para o participante.  "É uma experiência de vida, uma oportunidade para conhecer pessoas, relacionar-se e ter contato com outras culturas. Isso é muito valorizado no mercado de trabalho e vai acrescentar ao currículo de todos que participarem", destaca Aldo Rebelo.

As inscrições do programa Brasil Voluntário estão abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas por meio do Portal da Copa (www.copa2014.gov.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa Secopa-RN com informações da Ascom - Ministério do Esporte

Fotos: Glauber Queiroz/ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário