terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que os pais precisam observar antes de matricular seus filhos nas escolas


Os projetos e qualidade de ensino, além da proposta pedagógica e estrutura física devem ser observadas pelos pais. Foto: Divulgação
Os projetos e qualidade de ensino, além da proposta pedagógica e estrutura física devem ser observadas pelos pais. Foto: Divulgação
O ano letivo mal acabou e a corrida dos pais para renovar ou reservar a matrícula de seus filhos já começou com todo gás. Com a chegada do final do ano é comum aumentar a movimentação de procura nas escolas, sejam elas de educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio. A escolha da instituição de ensino onde os filhos deverão estudar precisa englobar diversos requisitos, que vão desde a estrutura física até o sistema de avaliação escolar.
Para isso, é importante que os pais ou responsáveis visitem as dependências da instituição para verificar se a estrutura e atividades desenvolvidas pela instituição são adequadas à faixa etária e às intenções desejadas. Para a vice-diretora do colégio Contemporâneo Cidade Verde, instituição particular de Natal, os pais devem procurar saber toda a proposta pedagógica da escola, observando principalmente como se dá a questão do ensino-aprendizagem, que é o diferencial entre as instituições.
“Hoje em dia uma das coisas mais observadas é se a escola já adotou o ensino bilíngüe, que em muitos casos torna a vida dos pais mais cômoda, já que eles não precisam ficar se deslocando para levar seus filhos para outras instituições de língua estrangeira”, disse a vice-diretora Roberta Bezerra. De acordo com a administradora, é importante que os pais procurem se aprofundar em relação aos projetos da escola e às disposições físicas.
Nesse contexto, as escolas que oferecem ensino bilíngue saem à frente por proporcionarem a comodidade de duas atividades, num mesmo local, o que facilita a vida dos pais ou responsáveis. “Quanto mais cedo o aluno tiver contato com o segundo idioma, melhor para a sua formação. A escola que oferece ensino bilíngue leva essa realidade para o dia a dia e, por isso, temos sentido a grande aprovação das famílias”, explica Roberta.
“Estrutura de biblioteca, espaço de leitor e laboratórios de ciências, por exemplo, também são questões que devem ser sempre levantadas durante a escolha dos pais, já que representam um complemento à estrutura curricular”, afirmou a vice-diretora. “Além disso, a escola deve se colocar a apresentar toda a estrutura física que contempla salas de aulas, área de lazer, lanchonete, tudo que envolve o universo escolar”, disse.
Para Vanessa Cristina, mãe de três filhos que estudam no Complexo Educacional Contemporâneo, “como os valores entre as escolas são muito parecidos, é primordial avaliar a qualidade do ensino no momento de realizar a matrícula”. “A primeira parte que eu foquei na escolha da instituição foi a estrutura pedagógica. Depois disso eu observei a estrutura física”, disse a mãe, que há seis anos aposta na metodologia da instituição.
Um dos pontos avaliados por Vanessa, que está se tornando frequente entre os pais, é a adoção da metodologia bilíngue de ensino. “Confesso que quando optei pela metodologia bilíngüe, foi a maneira que encontrei para fazer com que meus filhos passassem mais tempo na escola, já que eles passaram a ter 50 minutos a mais de aula. Mas depois de uns quatro meses, eu comecei a ver os resultados e hoje isso é um diferencial que a escola oferece”, afirmou.
Outra escolha apontada pela diretora é o ensino em tempo integral, onde as crianças ficam na escola durante os dois turnos e a instituição deve oferecer uma alimentação adequada. Nos períodos integrais, a escola deve ter condições para manter os alunos na ativa, estabelecendo horários e espaços adequados para os alunos repousarem depois das refeições e praticarem atividades físicas.
“Os pais devem pesquisar sobre as escolas. E dessas pesquisas eles observam os resultados que a escola tem a partir do seu projeto pedagógico, para ter a oportunidade de que seus filhos estudem em uma instituição repleta de boas escolhas”, explicou Roberta Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário