quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exército prepara tropa para missão no Haiti em Natal

Cerca de 190 dos 800 militares pré-selecionados para missão de paz são lotados em quartéis de Natal; tropa está sediada no 16° BI Mtz. 


Militares serão enviados a Missão de Paz no Haiti.
O Exército iniciou esta semana, em Natal, a preparação dos militares do Nordeste que serão enviados a Missão de Paz no Haiti, em novembro próximo, integrando o 17° contigente brasileiro.

Cerca de 800 militares das Forças Armadas e estrangeiros - entre eles, 190 lotados em Natal - embarcarão para o país caribenho a partir do próximo dia 21 de novembro. "Nosso batalhão tem um peculariedade que é a presença de militares da Marinha, Aeronáutica e dos exércitos do Paraguai e do Peru", comentou o comandante do 1° Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABATT 1/17), coronel Rogério Franco Rozas.

O coronel, que se prepara para sua terceira missão de paz, conversou com a equipe do Nominuto.com sobre a abetura do Posto de Comando e o início da preparação da tropa.

"Nesta primeira semana os tabalhos são de caráter administrativo e a partir da semana que vem iniciam uma série de estágios com os oficiais; as instruções da tropa ocorrerão de forma descentralizada, nos respecitvos quartéis onde são lotados. Do dia 21 de outubro a 18 de novembro, concentraremos todos os militares em Natal e realizaremos dois exercícios, simulando a rotina no Haiti".

Sediados no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, no Tirol, Zona Leste de Natal, os militares pré-selecionados para a missão de paz serão obsevados e avaliados nos próximos quatro meses para só então terem a definição de quais comporão o contigente de brasileiros enviados ao Haiti. "Essa indefinição é até bom para motivar o militar a se superar nos treinamentos", pontuou o oficial.

A participação de militares brasileiros na Força de Paz das Nações Unidade é motivo de orgulho, e para o Exército, uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico e operacional de parcela da Força Terrestre.

Fonte: Nominuto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário