terça-feira, 26 de junho de 2012

Parceiro do RJ mostra mutirão ecológico de escoteiros na Tijuca

Escoteiros foram separados para propor soluções para meio ambiente.
Mutirão Nacional de Ação Ecológica aconteceu em 24 estados brasileiros.

A dupla de Parceiros do RJ da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafael Caliari e Yuri, também entrou no clima da Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, e conferiram um mutirão ecológico de escoteiros. Os escoteiros foram separados em bases para propor possíveis soluções para o meio ambiente.

O Mutirão Nacional de Ação Ecológica aconteceu em 24 estados brasileiros.

“Numa das bases a gente está fazendo uma análise da água para ver a qualidade da água para a vida de peixes. A gente coletou a água do riacho que não tem contato com humanos desde a sua nascente até um certo ponto, e eu coletei também uma amostra de água do Rio Maracanã. A análise está mostrando que o rio é compatível com a vida de peixes. Já o Rio Maracanã, mesmo ante das comunidades, já não é mais compatível” , disse o chefe escoteiro André Luis Henrique.
De acordo com o também chefe escoteiro André Fernandes, o mutirão é importante porque cria nos jovens a consciência de que eles precisam tornar o mundo deles mais sustentável: "A ideia é que eles explorem, reflitam sobre o que é sustentabilidade, o que é ecologia, meio ambiente, e para que eles possam agir localmente, pensar global  e agir local", disse.
O filho do vendendor Marcos Fernandes é "lobinho" e está há ano na vida de escoteiro: "O comportamento dele melhorou 100%. Eles têm um acesso muito grande ao conhecimento ambiental. Para o desenvolvimento do jovem está sendo muito importante porque melhora o caráter dele. Ele se torna parte de um grupo. Na verdade o movimento de escoteiro é uma família", disse.
O método de escoteiro de aprendizagem consiste numa pequena instrução e logo depois parte direto para a ação: "Assim como na escola você aprende a matéria e depois corre para fazer o exercício, e ajudar a fixar, nós do escotismo também temos isso, a gente passa o conhecimento para o jovem para que logo em seguida ele vá fazer", disse o escoteiro Pedro Tadeu.

Projeto Parceiro do RJDezoito jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em nove duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de nove regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão mostrar o cotidiano da Rocinha, Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário