terça-feira, 26 de junho de 2012

Escoteiros de Minas Gerais iniciam parceria com a Fundação Educacional Caio Martins do Governo De Minas - Projeto Caio Martins

Divulgação FucamBELO HORIZONTE (04/06/12) - Informamos a todos que os Escoteiros de Minas Gerais e o Governo do Estado, por meio da Fundação Educacional Caio Martins - FUCAM, instituição que leva o nome do escoteiro padrão do Brasil iniciaram, e juntos, dão os primeiros passos de uma parceria institucional que promete bons frutos para o Escotismo Mineiro.
O projeto, que recebe o nome de "Projeto Caio Martins - Integração, Escotismo e Cidadania" visa a implantação de Grupos Escoteiros nos 6 Centros Educacionais da FUCAM nas cidades do interior de Minas Gerais (Esmeraldas, Buritizeiro, Juvenília, Januária, Riachinho e São Francisco) e promover o espaço dos Centros Educacionais para a prática de eventos escoteiros, cursos de formação e demais iniciativas.
Criada há 63 anos, a Fundação Educacional Caio Martins acolhe em suas unidades adolescentes e jovens de famílias carentes ou em situação de vulnerabilidade social. Hoje a FUCAM atende em tempo integral a, aproximadamente, mil jovens que cursam o ensino fundamental e médio. O objetivo da Fundação é promover a inclusão social de jovens e adolescentes através dos pilares de educação, qualificação e desenvolvimento humano.
Nos Centros Educacionais, os estudantes desenvolvem atividades complementares de marcenaria, padaria, informática, jardinagem, horticultura, bombeiro hidráulico, artesanato, computação, técnicas de escritório e almoxarifado. O processo de profissionalização continua no ensino médio com o curso técnico em agropecuária.
A previsão é que o projeto contemple cerca de 1300 novos associados, seis (6 )novos Grupos Escoteiros, dentre jovens, escotistas e dirigentes, proporcionando assim o Escotismo a estes adolescentes e jovens assistidos pelos Centros Educacionais da FUCAM, com a colaboração de adultos voluntários, com a devida orientação e acompanhamento da Região Escoteira de Minas Gerais.
O Projeto de fato iniciou a um (1) mês com a primeira palestra informativa realizada na Fazenda Santa Tereza, onde localiza-se o Centro Educacional de Esmeraldas e contou com a presença de mais de cinquenta (50) participantes. Este novo Grupo Escoteiro receberá o nome de "Caio Martins" por ser o pioneiro deste projeto e por nossa Região Escoteira ainda não ter nenhum Grupo com o nome do Escoteiro padrão do Brasil.
O Grupo Escoteiro Caio Martins já caminha para receber sua Autorização Provisória de funcionamento nas próximas semanas. Na mesma linha, já está agendado para o dia 3 de junho de 2012, a 2ª palestra informativa do projeto no Centro Educacional de Buritizeiro sendo que o Grupo Escoteiro deste Centro receberá o nome de "Hélio Marcos", o lobinho, que também morreu no acidente que vitimou Caio Martins na Serra da Mantiqueira. Em seguida, o projeto segue para o Norte de Minas, onde outros quatro (4) Centro Educacionais também serão contemplados.
Os Grupos Escoteiros criados nos Centros Educacionais serão agregados aos Distritos Escoteiros: Metropolitano (Esmeraldas-MG), Lobo Guará (Buritizeiro-MG) e Norte de Minas (Juvenília, Riachinho, Januária e São Francisco-MG) que desde já, seus diretores e suas equipes colocam-se a disposição para a implementação e desenvolvimento do projeto Caio Martins.
Os seis (6) novos Grupos terão toda a assistência inicial da FUCAM para vestuário, literaturas, formação dos adultos voluntários, registro institucional e já nesta semana a FUCAM viabiliza a contratação de uma executiva para que acompanhe pela Fundação de perto a implementação do Escotismo nos Centros Educacionais.
Em breve traremos mais informações e notícias deste projeto que visa de fato, proporcionar Cidadania, Escotismo e Integração a adolescentes e jovens assistidos pela FUCAM.
Contamos com todos para o sucesso e bom desenvolvimento do Projeto Caio Martins, que por sinal, é uma grande homenagem ao Escoteiro padrão do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário