quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Sem acordo, greve dos bancários entra na terceira semana

A greve dos bancos entrou na terceira semana sem qualquer perspectiva de término em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a adesão ao movimento já atinge 80% das agências bancárias. Os bancários não aceitam a proposta de reajuste salarial da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e pretendem seguir com a paralisação por tempo indeterminado.
 
Os bancários esperam uma proposta salarial por parte dos bancos. A última oferta, de 7% de aumento e abono de R$ 3,3 mil, sugerida pela Fenaban no dia 15 de setembro, foi rejeitada ainda na mesa de negociações. Com a negativa dos trabalhadores, a agenda de conciliação entre as partes está fechada. 
 
Em Natal, a greve tem adesão de 80% das agências. “O movimento se fortalece a cada dia”, afirma Gilberto Monteiro, coordenador do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte. “Eles (Fenaban) mantêm o reajuste de 7% nos salário e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, mas não aceitamos isso. Estamos esperando uma nova proposta para retomar as negociações”, reforça.
 
Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 14,78% – inflação de 9,57% e 5% de aumento real. Além disso, a categoria exige a participação nos lucros, combate à meta abusiva, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização, segurança e melhores condições de trabalho.
 
Iniciada no último dia 6, a paralisação dos bancários já passou dos 16 dias. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade responsável pela negociação com os bancos, a greve mantém fechadas 13.096 agências e 36 centros administrativos em todo o Brasil. 
 
Para amenizar os impactos da greve, o Procon Estadual protocolou um acordo com os bancários para garantir a continuidade de alguns serviços nas agências em Natal. 
 
Durante a paralisação, um acordo entre o Procon estadual e os bancários para garantir que as agências conservassem alguns serviços de atendimento ao público, como manter pelo menos um funcionário no setor de auto-atendimento para auxiliar nos serviços básicos, como perda de cartão e desbloqueio de senha. 
 
Além disso, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal disponibilizaram agências bancárias específicas para o serviço de depósito. 
 
No caso do Banco do Brasil, as agências do Igapó (Zona Norte), Prudente de Morais (Zona Sul), Afonso Pena (Zona Leste) e Amintas Barros (Zona Oeste) estão recebendo depósitos. 
 
As agências da Caixa Econômica Federal destinadas para depósitos são a da Ribeira (Zona Leste), Roberto Freire (Zona Sul) e Potengi (Zona Norte).
“No caso dos bancos privados, as agências estão mantendo um percentual mínimo de funcionários trabalhado para o atendimento ao público”, justifica Gilberto Monteiro.
 
Veja como utilizar os serviços bancários enquanto as agências estiverem fechadas:
 
1 - Pagar contas
Público pode utilizar internet banking e aplicativos para celular do banco para efetuar o pagamento. 
Caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas, Correios e até alguns supermercados também recebem pagamentos de contas.
O cliente pode ainda entrar em contato com agência e solicitar alternativas para realizar o pagamento. 
 
2 - Transferências de dinheiro
Pode ser feito por internet banking, celular, caixa eletrônico e atendimento por telefone
 
3 - Investimentos e resgates
Também podem ser feitos por internet, aplicativo, caixa eletrônico e central de atendimento por telefone. 
 
4 - Empréstimos e financiamentos
Os bancos também oferecem crédito pessoal em condições pré-aprovadas nas plataformas de atendimento eletrônico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário