terça-feira, 10 de maio de 2016

PP pode decidir hoje se expulsará Waldir Maranhão do partido


WaldirMaranhaoA Executiva Nacional do PP pode decidir no fim da tarde desta terça-feira se abre processo para expulsar do partido o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão. O pedido foi feito por deputados da bancada na Casa depois que Maranhão anulou, nesta segunda-feira, a sessão da Câmara que admitiu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O presidente interino recuou da decisão no fim da noite desta segunda.

Ao anular a sessão ocorrida nos dias 15, 16 e 17 de abril, Maranhão argumentou que os partidos não poderiam ter orientado a votação; os deputados não poderiam ter anunciado seus votos previamente; e a defesa da presidente não poderia ter deixado de falar por último. Maranhão explicou que o objetivo da medida era sanar vícios do processo de impeachment que, no futuro, seriam insanáveis.

Suspensão

Junto com o pedido de expulsão, os parlamentares enviaram à Executiva do partido uma solicitação de suspensão liminar da legenda, por entender que esse pedido já afastaria Maranhão da direção da Casa. A tramitação da expulsão deve demorar pelo menos 20 dias, uma vez que deve ser analisada pela comissão de ética do PP.

"Os fatos são graves. Atentam contra o partido e o Regimento interno da Câmara", observou o deputado Julio Lopes (PP-RJ).

Cassação

Lopes defende ainda a renúncia de Maranhão ao cargo de 1º vice-presidente da Câmara, até porque já há vários pedidos de cassação de seu mandato, inclusive um apresentado pelo PP.

Também do PP, o deputado Jeronimo Gorgen (RS) defendeu novas eleições para a presidência da Câmara.

Lopes e Goergen falaram com a imprensa antes de entrar para uma reunião da bancada do partido na Câmara. No encontro, eles vão discutir a participação do PP em um eventual governo de Michel Temer, caso Dilma seja afastada do cargo em decorrência do processo de impeachment, que deve ser votado amanhã no Plenário do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário