quinta-feira, 26 de março de 2015

Comunidades rurais ficam ilhadas após sangria de açude no RN


Açude Pataxó sangrou com chuvas da última semana em Ipanguaçu, no RN (Foto: Alípio Lopes/Prefeitura de Ipanguaçu)

A vazão do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçux, região Oeste do Rio Grande do Norte, deixou sete comunidades rurais próximas ao município ilhadas. A cheia nas regiões adjacentes as comunidades rurais deixou pontes submersas e impossibilitou o acesso de veículos as regiões.

Nas comunidades de São Miguel, Cuó, Luzeiro, Picada, Lagoa de Pedra, Itu e Porto, o acesso só é possível por meio de canoas disponibilizadas pela própria prefeitura. A Escola Municipal Nestor Borges Pinheiro, localizada na comunidade de Picada e que atende também Lagoa de Pedra, Itu e Porto, cancelou as aulas porque a ponte de acesso às comunidades está submersa.

Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Gelino Rodriguês dos Santos não há necessidade de as pessoas deixarem suas casas. “o momento ainda é de acompanhamento. Não há necessidade das pessoas deixem suas casas. A equipe da Defesa Civil está atenta a todos os pontos de riscos e monitorando o volume de água que sai do açude e passa pelo leito do rio”, disse o secretário.

Apesar disto, um plano de contingência foi estabelecido para o caso de novas chuvas agravarem a situação de isolamento das comunidades. Membros da Defesa Civil mapearam as áreas mais vulneráveis e organizaram planos de ação para o caso de abrigar as comunidades caso a situação chegue a níveis mais críticos.

De acordo com dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que monitora o açude Pataxó, a lâmina de água diminuiu de 50 centímetros para 16 centímetros em um dia.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário