sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pesquisas mostram empate técnico entre Aécio e Dilma

A campanha da eleição para presidente da República começa acirrada no segundo turno. A primeira rodada de pesquisa do instituto Datafolha aponta um empate técnico entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, pela primeira vez, com candidato à Presidência do PSDB numericamente à frente. Aécio Neves está com 46% e Dilma Rousseff, com 44%. Os votos brancos e nulos ficaram em 4% e estão indecisos (responderam não sabe) 6% dos eleitores. O Ibope apresentou os mesmos número de intenção de voto nos candidatos.

Se forem considerados apenas os votos válidos, Aécio Neves tem 51% das intenções, ante 49% de Dilma Rousseff. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, Aécio pode ter entre 49% e 53% dos votos válidos. Já Dilma pode ter entre 47% e 51%. O levantamento pelos votos válidos exclui as intenções de votos em branco e os nulos, além dos eleitores que afirmaram estarem indecisos, mesma fórmula usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anunciar os números oficiais do pleito.

Considerando todas as pesquisas do instituto Datafolha desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece com mais intenções de voto que o vencedor num estudo de segundo turno. No 1º, Dilma alcançou 41,59% dos votos, ante 33,55% de Aécio; em terceiro, Marina Silva (PSB) teve 21,32%.

Analisando o histórico da polarização PT x PSDB, é a primeira vez também, desde 2002, que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em simulação de turno decisivo. Em votos totais, o placar é 46% para Aécio, 44% para Dilma, 4% dispostos a votar nulo ou em branco, e 6% de indecisos.

A avaliação do governo Dilma revela uma situação de estabilidade para a presidente da República. Nesta última pesquisa Datafolha, 39% das pessoas ouvidas julgam que o governo é ótimo ou bom. Trata-se do mesmo patamar nas duas pesquisas anteriores. Em seguida, 38% avaliam o governo como regular e 22% dizem que o governo é ruim ou péssimo –um ponto a menos que na pesquisa anterior.

O Instituto Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01068/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário