quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quilombo do Grotão tem a primeira casa da comunidade preparada para captar energia solar

Quilombo do Grotão tem a primeira casa da comunidade preparada para captar energia solarPlacas poderão gerar o suficiente para consumo de família com quatro pessoas

POR MÁRCIO MENASCE

Desde o último sábado, o nascer do sol não é apenas a representação de um novo dia nascendo na comunidade do Quilombo do Grotão. Cada facho de luz que surgir no céu agora, será captado e convertido em energia. É que a primeira casa da comunidade contemplada pelo projeto Quilombo Solar recebeu suas placas para captação da luz solar.

De acordo com a consultora de energias alternativas Vânia Stolze, que coordena o projeto, essas placas serão capazes de fornecer 120 kWh/mês, o suficiente para o consumo médio de uma família de quatro pessoas.

— A vida útil desse equipamento é de aproximadamente dez anos. Como o investimento foi de cerca de R$10 mil, estimamos que esse valor será compensado em 10 anos de economia na conta de luz. A partir de então, essa família terá 20 anos de energia gratuita — Explica Vânia.

Ainda segundo a consultora, como Niterói tem uma das tarifas energéticas mais caras do país, esse investimento pode ser recuperado até antes do previsto.

Todos os custos da instalação da placas foram arrecadados por financiamento coletivo entre os moradores da comunidade. Além disso, o projeto também capacita jovens do quilombo em diversas disciplinas como energia elétrica, educação ambiental, oficinas de objetos solares, e na instalação das placas.

— Os custos para a instalação de placas solares ainda tornam inviável esse acesso às famílias de baixa renda. Por isso, o projeto visa também a criar pressão política para que os custos dos equipamentos sejam subsidiados, e que linhas de crédito sejam criadas para atender à demanda que se inicia na região — diz Vânia.

Texto do jornal O Globo publicado em 14 de junho de 2014.








Nenhum comentário:

Postar um comentário