sexta-feira, 6 de junho de 2014

União Parlamentar

Criada em 1999, a União Parlamentar Escoteira do Brasil (UPEB) tem como principal objetivo a sua consolidação como associação de parlamentares que, compartilhando dos princípios e do ideal escoteiro, de maneira apartidária, somam esforços para apoiar os Escoteiros do Brasil, contribuindo para que o maior número possível de crianças, adolescentes e jovens possam usufruir da prática do Escotismo.

A UPEB faz parte da União Parlamentar Escoteira Mundial (WSPU), organização internacional ligada à Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que reúne as Associações Escoteiras Parlamentares Nacionais existentes em mais de 90 países em todo o mundo.

Para aderir à UPEB, a liderança política deverá aderir ao Pacto Escoteiro.

Propostas

Ter uma atuação política em estrita observância da ética, da transparência, do respeito ao bem público e dos valores da Promessa Escoteira.

Encorajar o poder público a apoiar organizações e programas de educação não formal, contribuindo para uma educação mais ampla e a construção de um futuro sustentável.


Valorizar a participação ativa dos jovens nos processos de decisão, apoiar a criação/fortalecimento dos conselhos de juventude, incentivar a realização de conferências municipais, estaduais e nacionais sobre o tema e a abertura de outros canais de diálogo e participação da juventude, como câmaras temáticas e grupos de trabalho, assegurando a aplicação das demandas apresentadas e aprovadas nestes espaços.
Propor projetos de lei com base nas demandas originadas pelos Escoteiros do Brasil, articulando suas tramitações e aprovações.



Recomendar o Movimento Escoteiro para ocupação dos espaços de definição de políticas públicas junto aos conselhos municipais, regionais e nacionais pertinentes, reforçando e dando visibilidade à contribuição do Escotismo para a juventude brasileira.



Contribuir para a formação da opinião pública e intervir a respeito de determinados temas de interesse do Escotismo brasileiro, a partir de pronunciamentos em plenário, convocação de audiências públicas e comissões parlamentares ou executivas.

Clique aqui e faça parte da União Parlamentar Escoteira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário