terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fiscalização flagra furto de água na adutora Jerônimo Rosado

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fiscalizou nesta terça-feira (12) o entorno da adutora Jerônimo Rosado, responsável por 30% do abastecimento da cidade de Mossoró. Até o início da fiscalização foram identificados e fechados cinco pontos de retirada irregular de água da adutora, desviadas para usos como a pecuária e agricultura. Uma pessoa foi conduzida à delegacia de Assú para fazer o procedimento criminal.

O trabalho está sendo realizado entre a captação na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as imediações de José da Volta, posto de combustível às margens da BR-304. Segundo a Caern, o maior prejuízo causado pelas ligações clandestinas na adutora Jerônimo Rosado é o desabastecimento na cidade de Mossoró. Na altura da comunidade rural de Palheiros, os técnicos da Caern encontraram tubulação que retirava água aonde era possível abastecer uma cidade do tamanho de Triunfo Potiguar.

Divulgação/CaernFiscalização da Caern contou com auxílio da Polícia CivilFiscalização da Caern contou com auxílio da Polícia Civil

A Caern informou que a água da adutora é tratada com cloro e própria para consumo humano, por este motivo, foi projetada para atender as necessidades da população e não de outros usos. Além dos profissionais da Caern, toda a fiscalização foi acompanhada por equipe da polícia civil de Mossoró.

O material das ligações irregulares foi retirado e apreendido. O gerente da Regional Mossoró, Nehilton Barreto, explica que além de ser retirada uma grande quantidade de água pelas ligações irregulares, o líquido está sendo bombeado de forma ininterrupta. Ou seja, o que não é aproveitado, é desperdiçado. Em uma comunidade próxima ao posto de Zé da Volta foi encontrado um barreiro que estava sendo “abastecido” pela água da adutora. 
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário