domingo, 10 de fevereiro de 2013

Jandaíra busca melhorar índices de avaliação do IDEB


Secretaria de Educação de Jandaíra faz Jornada Pedagógica esta semana visando melhorar os índices de avaliação do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) que nos últimos anos foram negativos.
A Jornada também faz parte do trabalho de formação continuada para professores e técnicos da rede municipal. Os professores formadores da Jornada Pedagógica são mestres e doutores do Instituto de Ensino Superior de Natal (IESN).

Estão sendo feito estudos dirigidos e troca de experiências para verificar a qualidade do trabalho dos docentes em sala de aula, por meio de estudos teóricos e de atividades práticas com oficinas pedagógicas.

De acordo com a professora formadora, Miriam Cidade, o trabalho de formação continuada para os professores é um dos principais vetores para a melhoria da qualidade do ensino. "Com o trabalho de formação continuada é possível melhorar o desempenho do professor em sala de aula. Esse trabalho é de fundamental importância para melhorar os indicadores, como por exemplo, as avaliações do IDEB", disse.

Qualidade do ensino
Segundo a secretária de educação de Jandaíra, Dilma Bandeira, o grande desafio do município é melhorar a qualidade da educação. Para ela os indicadores são importantes, mas eles não dizem tudo. "As avaliações e indicadores fornecem dados importantes, mas o dia a dia da escola, a relação entre aluno e professor, o ambiente escolar, a motivação de alunos e professores aliados a uma boa gestão é o principal foco para que o desempenho em sala de aula melhore", afirmou.

No ano de 2009, o município de Jandaíra ficou em quarto lugar entre os municípios com pior índice de avaliação do IDEB, em 2011 as séries iniciais do ensino fundamental melhoraram o desempenho, mas nas séries finais o município ficou sem nota na avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário