segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rafael Motta deverá presidir PP do Rio Grande do Norte



O vereador Rafael Motta, pré-candidato a deputado federal, será mesmo o futuro presidente do PP estadual em substituição ao ex-vereador Sérgio Andrade, que não conseguiu se reeleger na última eleição em Parnamirim. Articulações nesse sentido serão intensificadas a partir de agora junto à cúpula partidária que tem como líderes nacionais o senador Francisco Dorneles, presidente da legenda, Artur Lira e Eduardo da Fonte, deputados federais e Agnaldo Ribeiro, ministro das Cidades. Uma fonte do Partido Progressista assegura que a determinação dos líderes pepistas é mudar a presidência do partido em razão do seu fraco desempenho no Rio Grande do Norte, principalmente na última eleição no interior do Estado quando diminuiu o número de prefeitos.
A avaliação da legenda no Estado é negativa e em razão disso existe uma insatisfação generalizada por parte das lideranças e filiados, que consideram  o PP acéfalo e praticamente sem comando. A reclamação recorrente é de que o partido não se reúne para discutir os problemas internos da legenda, principalmente agora quando está se vivendo um ano pré-eleitoral quando todos os partidos políticos estão se movimentando para formulação de novos projetos e estratégias para participar das eleições de 2014.  Ainda, segundo a mesma fonte, a cúpula partidária leva em consideração também e entende como um fato negativo, o PP está sendo presidido por um político sem mandato, como é o caso do vereador Sérgio Andrade, que não conseguiu se reeleger e consequentemente perdeu força política, comprovando assim, a tese do deputado José Adécio, de que “político sem mandato só quem bate nas costas dele é o vento”.
HISTÓRICO
O PP já foi um partido forte e representativo na política do Rio Grande do Norte quando o então deputado Nélio Dias presidia a legenda, inclusive nacionalmente. Contava com vários deputados estaduais, entre eles, Valério Mesquita, Dadá Costa, Luiz Almir, Ricardo Motta, Alexandre Cavalcante, entre outros. “O PP tinha força política, prestígio e representatividade na Assembleia Legislativa nos governos Fernando Freire e Garibaldi Filho, lembra o atual vereador do PV, Luiz Almir, destacando a competência do deputado Nélio Dias na condução dos destinos do PP. “Nélio fez o partido crescer e tornou-se seu presidente nacional”, ressalta o vereador e cantor/brega que é também apresentador do programa “O povo no Rádio”, um de maior audiência no horário das 6 às 7 horas na 96 FM.
 
PP não foi bem no interior, mas elegeu 5 vereadores na capital
Nas últimas eleições o PP não teve um bom desempenho no interior do Rio Grande do Norte, tendo inclusive diminuído o número de prefeitos, passando de 16 para 8, mas conseguiu reeleger os vereadores Chagas Catarino com 8.063 votos e Albert Dickson com 7.344 votos, este último eleito posteriormente presidente da Câmara Municipal de Natal. Elegeu também os vereadores Paulinho Freire, Ary Gomes e Rafael Motta, o mais votado da legenda com 9.460 votos. O Partido Progressista tem como recomendação da cúpula partidária realizar esse ano um trabalho de reestruturação e interiorização do partido, além de eleger um deputado federal e alguns estaduais nas eleições de 2014.

No âmbito nacional o PP conta com 41 deputados federais e cinco senadores, entre eles, o presidente nacional da legenda, senador Francisco Dorneles, do Rio de Janeiro. Tem um ministro de Estado, Agnaldo Ribeiro, das Cidades e faz parte da base aliada da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Tem como meta ampliar a bancada em todo o País nas Casas Legislativas e no Rio Grande do Norte pretende eleger um deputado federal e 3 ou quatro deputados estaduais. (JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário