quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Delegado afirma que operação tem efeito moral na região Agreste


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Polícia Militar, deflagrou operação na manhã desta quinta-feira (29) para coibir o tráfico de drogas na região Agreste do estado. Com a expedição de nove mandados de busca e apreensão e um de prisão, o delegado da 6ª Regional de Polícia, Normando Feitosa, comandou a chamada "Operação Presente de Natal" em Nova Cruz, Passa e Fica e Montanhas. Quatro pessoas foram presas.

A ação da Polícia Civil não tinha como alvo a desarticulação de uma única quadrilha, e sim de focos de venda de drogas na região. Pelo menos dois traficantes tidos como alvos fugiram, mas ainda assim, a Polícia Civil em operação conjunta com soldados do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), totalizando 120 homens, apreendeu quatros armas, sendo duas espingardas de calibres 28 e 12 e dois revólveres 38 e mais 38 munições. "A gente deu um tiro e acertou em outra coisa", chegou a dizer o delegado.

Além disso, a Polícia ainda prendeu quatro pessoas, uma das quais Manoel Laércio da Silva, 23 anos, que é acusado de assalto e contra o qual havia um mandado de prisão expedido pelo juiz da Comarca de Nova Cruz, Márcio Silva Maia. Em Passa e Fica, foi preso José Neto dos Santos Souza, 43 anos, apelidado de "Galego Zulu", que foi preso em casa com uma espingarda calibre 12, os dois revólveres e 36 munições de calibre 38. Outra pessoa que está presa é Thiago Darquínio da Silva, 18 anos, estava com a espingarda calibre 28 apreendida.
O delegado Normando Feitosa explicou que um menor usuário de droga também foi apreendido, bem como já foi solto por força de fiança Edvaldo Silva Moreira, 21 anos, com quem foram encontradas seis munições de revólver 38.

Afora as armas e munições, a "Operação Presente de Natal" ainda apreendeu cerca de R$ 4 mil em espécie, uma adaga, uma faca peixeira, oito celulares, cinco relógios, uma máquina fotográfica e TVs que a Polícia vai investigar se são produtos de roubos e pertencem a terceiros. Também houve a apreensão de 15 pedras de crack e uma pequena quantidade de cocaína nos locais onde foram cumpridos os mandados.

O comandante do 8º BPM, major Genilton Tavares, afirmou que a última operação desse tipo realizada em Nova Cruz ocorreu em 2010, mas ele informou que o aparato policial da cidade "já vinha fazendo ações rotineiras de investigações", o que motivou a deflagração dessa operação conjunta e sua continuidade pelos próximos dias ate o período natalino.

"Realmente, essa foi a primeira operação de porte, mas quando assumi fiz um levantamento, um diagnóstico da região e vi a necessidade de se realizar esse trabalho, pelo menos dar uma resposta à sociedade e mostrar aos malfeitores que a Polícia está atenta", explicou o delegado Normando Feitosa.

Embora não tenha ocorrido uma grande apreensão de armas, munições e drogas, e foi mobilizada uma grande quantidade de agentes, o delegado Feitosa disse que uma operação dessa natureza "tem um efeito moral para a população, que vê a presença da Polícia, e para bandidagem, que sente a presença da Polícia".  Por isso, segundo o delegado, o resultado da operação "tem um saldo positivo, pois foram tiradas quatro armas de circulação", que poderiam ser usadas para crimes de homicídios por pessoas "que vivem no submundo do crime e delas pode-se esperar qualquer coisa".

Fonte: Tribuna do Norte






Nenhum comentário:

Postar um comentário