sexta-feira, 13 de julho de 2012

Suplício prorrogado

Governo estende estado de emergência devido à estiagem. Seca já afeta 500 mil potiguares


A emergência continua em 139 dos 167 municípios potiguares por causa da seca. O decreto nº 22.859, publicado ontem pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no Diário Oficial do Estado, prorrogou por mais 90 dias a emergência da estiagem. A situação de emergência havia sido decretada no dia 11 de abril, através do decreto nº. 22.637. Ontem a governadora esteve no velório e sepultamento do cardeal Dom Eugênio Sales, no Rio de Janeiro, e não pôde comentar os motivos da continuidade. A população afetada, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária (Sape) é de 500 mil pessoas. No segundo semestre, "o sertanejo não terá o que consumir porque não produziu nada", alerta o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

"O sertanejo não terá o que consumir porque não produziu nada", Gilmar Bistrot - meteorologista


Falta de chuvas assola 139 dos 167 municípios potiguares, prejudicando a agricultura, pecuária, além do consumo humano e animal. Pior: período seco ainda está por vir. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
No interior a situação continua preocupando os pequenos produtores rurais e afetando o plantio. No decreto, Rosalba Ciarlini justifica que especialmente nas zonas rurais dos municípios afetados a falta de água prejudica a produção agrícola e a pecuária, assim como o consumo humano e animal. Além dos problemas socioeconômicos que traz a seca, há "dificuldade, por parte da Administração Pública local de adotar medidas emergenciais que minimizem a situação de anormalidade", diz o decreto.

Até agora, as pancadas de chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios, açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e cisternas no interior do Estado. A situação pluviométrica dos principais mananciais do Estado, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é crítica, conforme aponta o último relatório. Há redução do volume d'água em alguns reservatórios. "Fazemos acompanhamento mensal. Nosso relatório mostra que essas chuvas que ocorreram no final de junho e início de julho se concentraram no litoral. Os açudes do interior continuam num processo de diminuição de volume", afirmou Gilberto Jales, titular da Semarh.

A situação mais crítica, segundo o secretário, se verifica nos açudes públicos da região do Alto Oeste potiguar, em cidades como São Miguel, Pilões e Tenente Ananias, que apresentam capacidade hídrica em torno de 30%. "Temos um horizonte de pelo menos seis meses até o início das prováveis próximas chuvas, em janeiro, e há alguns casos que inclusive a situação já compromete o abastecimento das cidades", ressaltou Jales. "Além de abastecer a cidade, alguns açudes também servem para plantações. Em alguns casos foi preciso diminuir o volume dessa água de irrigação para priorizar o abastecimento humano".

"Temos um horizonte de pelo menos seis meses até o início das prováveis próximas chuvas, em janeiro, e há alguns casos que inclusive a situação já compromete o abastecimento das cidades", Gilberto Jales - titular da Semarh

Conforme consta no decreto da governadora, "a estiagem na área rural dos municípios continua caracterizada como gradual e de evolução crônica, de grande porte e de grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-rio-grandense, e consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais", descreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário